Como consultar o CNPJ
Por isso, vamos te mostrar todas as formas de como consultar o CNPJ, incluindo o da sua empresa. Tenha uma boa leitura!
Como consultar o CNPJ?
Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!
Assim como uma Pessoa Física pode ficar com o nome sujo, a Pessoa Jurídica também pode ficar com o CNPJ negativado, sendo impedida de realizar suas atividades profissionais.
Por isso, existem diversas formas de consultar um CNPJ, sendo a principal delas pelo site da Receita Federal. Em seguida, veja o passo a passo de como consultar o CNPJ.
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique na página “Consulta de CNPJ”;
- Digite o número do seu CNPJ;
- Clique na opção “Não sou um robô”;
- Clique no botão “Consultar”;
- Veja as informações do seu cadastro e a situação do seu CNPJ.
O que é CNPJ?
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mais conhecido como CNPJ, é o registro perante a Receita Federal de uma pessoa que é reconhecida pela Justiça e Estado como uma organização ou grupo. É a partir do CNPJ que a Receita pode acompanhar as movimentações financeiras da empresa, além de permitir que elas atuem dentro da legalidade.
Em outras palavras, o CNPJ é como o CPF, o documento que permite que você tenha direito a diversos tipos de serviços, como abrir uma conta no banco, ter um cartão de crédito, entre outros. Na mesma linha, o CNPJ permite que o empreendedor possa acessar todos os recursos que a sua empresa precisar.
Em resumo, o CNPJ permite que as empresas façam todos os processos legais para seu funcionamento, como por exemplo:
- Emissão de notas fiscais;
- Participação em licitações públicas;
- Abertura de contas bancárias;
- Contratação de empréstimos;
- Registro de funcionários;
- Pagamento de tributos em geral.
Qual é a importância de consultar o CNPJ?
Como falamos, a consulta de CNPJ pode ser feita tanto para verificar a situação financeira da sua empresa, quanto para avaliar o status de uma empresa parceira. Além disso, você também pode fazer a consulta para monitorar ou melhorar o perfil do seu negócio perante o mercado.
Sem sombra de dúvidas, consultar o CNPJ de uma empresa é indispensável, pois permite que você possa:
- Conferir se os dados cadastrais estão atualizados;
- Conferir a existência de dívidas e a pontuação de score;
- Reduzir o risco de fraudes e inadimplência;
- Estabelecer acordos mais seguros;
- Evitar negativações para a sua empresa.
Acima de tudo, você poderá ter uma visão melhor sobre o negócio com qual deseja firmar uma parceria ou estará a par da situação da sua empresa.
Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!
Conheça outras formas de consultar o CNPJ
Além de fazer a consulta pelo site da Receita Federal, existem outras formas de saber qual é a situação cadastral da sua empresa ou de outra. A seguir, você confere quais são as opções para consultar o CNPJ!
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Como consultar o CNPJ de uma empresa
Quer entender qual é a situação financeira de uma empresa? Você pode fazer a consulta de CNPJ em algum órgão de proteção ao crédito, que são sites que contém listas de negativados, ou seja, empresas que não pagaram suas contas.
Nessa linha, você vai poder descobrir a existência de dívidas, analisar o perfil financeiro de outras instituições e tomar decisões mais acertadas antes de fechar qualquer acordo. Por outro lado, se você quiser consultar o CNPJ da sua própria empresa, poderá entender se está com algum débito e qual é a pontuação de score do seu negócio.
Para isso, basta acessar o site de um órgão de proteção ao crédito, como a Serasa, SPC Brasil e Boa Vista, fazer um cadastro, digitar o número do CNPJ e descobrir as informações que você busca.
Como consultar o CNPJ pelo CPF
Uma dúvida comum de muitas pessoas é descobrir se é possível consultar o CNPJ pelo CPF. Para esclarecer, por se tratar de dois processos diferentes, ter apenas o número do CPF não permite que você possa consultar o CNPJ de uma determinada empresa.
Acima de tudo, isso acontece para manter a segurança de dados da Pessoa Jurídica. Ou seja, o ideal é ter o número de cadastro do estabelecimento que você deseja consultar em mãos.
No caso da pessoa que é MEI (Microempreendedor Individual), o CNPJ pode ser encontrado via número de CPF e data de nascimento do proprietário.
Como consultar o CNPJ pelo nome
Na mesma linha, também não é possível consultar o CNPJ apenas pelo nome. Mas, descobrir o número do cadastro pode ser mais fácil do que você imagina, e nós vamos te explicar o porquê!
Você pode fazer isso se souber o nome fantasia ou razão social da empresa. A principal opção é fazer uma busca na internet.
Além disso, outra dica é acessar o portal Redesim, do Governo Federal, que permite a pesquisa de pessoas jurídicas. Para isso, você vai precisar preencher um cadastro no portal para poder consultar os dados de uma empresa.
Como consultar o CNPJ de um MEI
Como dito, quem faz parte do regime de microempreendedor também possui um CNPJ, apesar de não ser considerado uma Pessoa Jurídica. Nesse sentido, também é possível consultar o CNPJ de um MEI, desde que você tenha o número do cadastro em mãos.
É através do Portal do Empreendedor que além de poder consultar o CNPJ, o microempreendedor pode ter acesso para todos os serviços que precisa.
Para isso, basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir esses passos:
- Depois de abrir o Portal do Empreendedor, clique em “Já sou MEI”;
- Ao abrir a página, escolha a opção “Consulta de CNPJ Cancelado”;
- Em seguida, preencha os campos “CNPJ” e “CPF” e digite os caracteres especiais;
- Por fim, você terá acesso as informações do seu CNPJ.
É possível consultar o score do CNPJ?
Da mesma forma que o CPF, o seu CNPJ também possui uma pontuação. Para esclarecer, a pontuação de score para quem é Pessoa Jurídica é calculada considerando movimentações financeiras, pagamento de fornecedores, contratação de produtos serviços, entre outras atividades. Em resumo, tudo o que envolva os hábitos financeiros da sua empresa.
Com isso, a pontuação vai de 0 a 1.000, onde quanto maior for a pontuação, melhor para a sua empresa. Acima de tudo, a pontuação de score do CNPJ é mais uma forma de entender o nível de confiabilidade de uma organização.
Para aprender como consultar o score do CNPJ, veja o passo a passo a seguir que preparamos para você:
- Acesse o site da Serasa;
- Busque pela sessão “Serasa Score” e preencha o campo com o número do CNPJ.
- Depois, clique em “Consultar agora”;
- Será aberta uma página para que você cadastre todas as informações essenciais da sua empresa, como: sua data de nascimento e nome da sua mãe;
- Ao terminar o cadastro, você já pode conferir todas as informações sobre a sua pontuação de score de CNPJ.
Como saber se o CNPJ está ativo?
Um dos principais pontos na hora de fazer negócios com uma empresa é saber se o CNPJ está ativo, afinal, se ela estiver atuando fora da lei ou não estiver desenvolvendo suas atividades normalmente, já é um sinal de que você pode se complicar.
Caso as obrigações da empresa não estejam sendo cumpridas, o cadastro poderá ser desativado com a justificativa de suspensão ou até mesmo cancelamento. Para esclarecer, primeiro a Receita Federal irá suspender o CNPJ até que as atividades sejam regularizadas. Mas, se isso não acontecer, ele será cancelado.
Com toda a certeza, ter o CNPJ desativado é um problema que nenhum empreendedor quer ter, pois além de ter que abrir um registro novamente, os rendimentos do negócio poderão ser severamente impactados. Daí a importância de fazer a consulta e entender se o CNPJ está ativo.
Para fazer isso, veja os passos a seguir:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Procure pela opção “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”;
- Digite o número do CNPJ que você deseja saber se está ativo;
- Clique no botão “Consultar”;
- Confira se o CNPJ em questão está ativo ou inativo.
Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!
Fui consultar o CNPJ e descobri que ele está negativado, e agora?
Você acessou o site de algum dos portais que comentamos e descobriu que o seu CNPJ está com alguma restrição? Em primeiro lugar, tenha calma! Essa situação pode parecer difícil de ser resolvida, mas é possível. Confira agora um passo a passo completo para regularizar o seu CNPJ!
Liste todas as suas dívidas
Em primeiro lugar, para limpar o seu CNPJ é necessário saber quais são as dívidas que deixaram o seu registro profissional nessa situação. Para isso, liste todas as contas e os valores, incluindo os juros e multas. Ainda mais, também liste as datas de atraso. Por fim, veja se não há outra conta pendente que você esqueceu de pagar.
Faça uma organização financeira para pagar essa dívida
Essa dica vai te ajudar não apenas a quitar suas dívidas, mas em qualquer situação em que você precise organizar as suas finanças. Estamos falando do orçamento financeiro, que vai te ajudar a quitar as dívidas.
Para isso, o primeiro passo é saber exatamente o quanto você ganha e o quanto você gasta na sua empresa. Assim, será possível entender quanto você pode destinar para o pagamento das dívidas. Nesse sentido, é recomendado que as contas a serem pagas não ultrapassem 30% da renda mensal, caso contrário, você pode acabar ainda mais enrolado com as contas.
Além disso, cortar gastos desnecessários também deve fazer parte do seu orçamento. Veja o que é possível reduzir, como planos de internet, despesas do estabelecimento, e por aí vai. Mesmo que você consiga limpar o seu CNPJ, continuar com o planejamento das suas despesas é fundamental para não entrar nessa situação de novo, ok?
Veja se é possível trocar uma dívida
Se as dívidas que a sua empresa possui são altas e com juros muito grandes, uma opção é a troca de dívidas. Basicamente, você pode trocar uma dívida muito cara por uma mais barata, com juros menores.
Negocie com as empresas em que está devendo
Seu negócio está devendo para outras empresas? Então, entre em contato com elas e tente negociar as dívidas. Para isso, você deve perguntar sobre:
- Opções de parcelamento da dívida;
- Possíveis descontos em caso de negociação;
- O valor para pagamento à vista;
- O valor atual da dívida.
Um ponto positivo é que, assim como você está interessado em limpar o seu CNPJ, a empresa também quer que as dívidas sejam pagas. Por isso, você tem boas chances de conseguir fazer a negociação que permita que o valor da dívida caiba no seu orçamento. Dessa forma, envie suas propostas de pagamento e veja com a empresa o que pode ser feito.
Faça contrapropostas
A proposta da empresa não é interessante para seu orçamento? Então, você tem todo o direito de fazer uma contraproposta. Aqui, é importante ressaltar que o acordo deve sempre favorecer as suas condições de pagamento, caso contrário, você pode acabar acumulando mais uma dívida.
Cumpra o acordo
Conseguiu um acordo interessante ou a troca de dívidas? Então, cumpra o combinado certinho, evitando qualquer atraso ou o não pagamento das parcelas. Caso isso aconteça, a empresa pode negativar o seu CNPJ novamente.
Além disso, você terá descontos menores e condições de pagamento piores em novas negociações. Portanto, somente se comprometa com um acordo que você sabe que pode pagar.
Foque no pagamento das dívidas
Para concluir, depois de organizar seu orçamento, negociar com a empresa e limpar o seu CNPJ, foque no pagamento das suas dívidas. Para ajudar, você pode buscar por uma renda extra, cortar gastos desnecessários, enfim, tudo o que vai te ajudar a economizar mais e focar no pagamento das suas contas.
Dicas para manter o seu CNPJ limpo
Sem sombra de dúvidas, é melhor manter o CNPJ limpo do que renegociar dívidas, certo? Nesse sentido, a educação financeira é uma ferramenta poderosa, que tem como função levar mais qualidade de vida para você através de boas práticas de economia e gestão financeira.
Por isso, para te ajudar a manter o seu CNPJ limpo e as contas da sua empresa em dia, trouxemos algumas dicas valiosas. Confira!
Entenda os gastos da sua empresa
Você sabe o quanto ganha e o quanto gasta dentro da sua empresa? Fazer esse cálculo é essencial para além de manter o CNPJ em dia, ter um controle financeiro maior e evitar qualquer tipo de problema, como as dívidas. Assim, vai ser possível ter uma visão melhor sobre todos os custos da sua empresa, inclusive no que você pode economizar. Isso vai te ajudar a criar a rotina de ter um orçamento financeiro mensal ou semanal e evitar dificuldades para pagar as contas.
Crie seu orçamento
Nesse sentido, para criar um orçamento financeiro mensal, você deve dividir todos os custos da sua empresa em áreas, como por exemplo: investimentos, pagamento de fornecedores, contas do estabelecimento, salário dos funcionários, e por aí vai. Dessa forma, vai ser mais fácil entender o que pode estar fora do orçamento e causando problemas.
Além disso, uma dica é determinar uma porcentagem para as contas, como por exemplo a regra 50-35-15, onde 50% será destinado para gastos essenciais, 35% para outros tipos de custos e 15% para prioridades financeiras, como o investimento da sua empresa.
Coloque o seu planejamento em prática
Entender os custos da sua empresa e montar um orçamento já vai te ajudar a evitar problemas com o CNPJ. Porém, não adianta deixar a sua organização financeira apenas no papel, é necessário seguir o planejamento à risca. Para isso, você pode comparar o quanto a sua empresa gastou no mês com o que você planejou, e ver o que saiu fora do esperado.
Tenha uma reserva de emergência
Assim como no caso de pessoas físicas, quem tem uma empresa também pode (aliás, deve) ter uma reserva de emergência. Para resumir, é uma quantia dentro do seu orçamento financeiro totalmente dedicada para custear gastos fora do esperado, como por exemplo, despesas hospitalares, em casos de demissão, e por aí vai.
Com isso, você tem menos chances de desequilibrar o seu planejamento caso alguma coisa aconteça. Mais ainda, o recomendado é que você tenha até 3 meses do seu salário guardados, para poder custear a emergência com mais tranquilidade, combinado?
E então, aprendeu como consultar o CNPJ? Continue de olho nos posts do Eu Dou Conta para ter acesso a conteúdos como esse. Até a próxima!
Comentários
0