Como consultar o CPF?
Eu Dou Conta
23/06/21
Em algum momento, todo mundo precisa ou tem aquela curiosidade de saber como está a situação do seu nome no mercado. Uma forma para descobrir isso é consultar o CPF. Afinal, essa checagem é importante tanto para avaliar sua situação financeira quanto para planejar conquistas futuras, como a compra de um carro ou de um imóvel.
Por isso, nesse post vamos te mostrar todas as maneiras de consultar seu CPF de forma rápida e fácil. Confira!
Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!
O que é CPF?
O CPF é o Cadastro de Pessoa Física. Ele é um documento feito pela Receita Federal e serve para identificar os contribuintes, ou seja, cada cidadão. Quando você faz o seu CPF, recebe 11 números que serão seus durante toda a vida e que são diferentes para cada pessoa.
Não é obrigatório portar o cartão, mas o número do CPF é exigido em várias situações, principalmente em operações financeiras, como abertura de contas em bancos, por exemplo.
Por que é importante consultar o CPF?
Em primeiro lugar, a principal razão para consultar o CPF é saber se há alguma dívida ou negativação no seu nome. Além da dívida, também é possível verificar o nome da empresa que você deve e o valor do débito, tudo de uma só vez. Atualmente, mais de 60 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Muita gente, não é? Mas fazer essa consulta é o primeiro passo para sair dessa situação.
Além disso, você também pode aproveitar essa checagem para negociar o pagamento de dívidas, caso elas estejam comprometendo seu nome.
Por último, a consulta te ajuda a organizar melhor sua vida financeira. Se você tiver alguma dívida, já deve se planejar para quitá-la, e, se não houver nenhuma restrição, você pode pensar em colocar em prática seus planos, sabendo que tem caminho livre para conseguir crédito.
Como consultar o CPF?
Consultar o CPF para saber se o seu nome está sujo é um processo muito simples, rápido e gratuito. Então, confira agora onde e como fazer essa verificação.
Serasa
A Serasa permite essa checagem gratuita em seu site. Antes de tudo, digite o número do CPF e clique em “Consultar Agora”. Caso seja seu primeiro acesso, é preciso fornecer algumas informações, como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha, que deve ser criada na hora.
Fazendo isso, você terá na tela todas as informações sobre a situação do seu CPF. Se estiver com alguma pendência, você pode usar as informações para regularizar sua situação o quanto antes.
Da mesma forma, é possível realizar a consulta pelo aplicativo do Serasa Consumidor. Ele é gratuito e está disponível nas lojas Google Play e App Store.
Boa Vista SCPC
O Boa Vista SCPC é outro órgão de proteção ao crédito que também oferece esse serviço. Acesse o site, preencha os campos necessários para criar um cadastro e valide as informações por e-mail. Pronto! Você já pode consultar se o seu nome está sujo.
Se existir alguma restrição, pelo site também é possível clicar no campo “Negocie sua dívida”, e já entrar em contato com a empresa para buscar resolver a pendência. Caso não haja nenhuma dívida, você verá a mensagem “Nada consta” na tela inicial.
Ao mesmo tempo, o site permite que você crie um cadastro de consumidor positivo, que registra suas informações de pagamentos para te ajudar a obter crédito mais facilmente junto às instituições financeiras.
Vale lembrar, o Boa Vista também disponibiliza um aplicativo, que você encontra na Google Play e App Store
SPC Brasil
Desde já, saiba que o processo de consulta no site do SPC é bem completo, por isso, é pago. A plataforma fornece dados de diferentes birôs de crédito, aquelas empresas que registram o histórico pagador de uma pessoa. Além disso, você pode conferir informações do seu CPF em protestos em cartório, registro de cheques e consultas feitas ao seu nome nos últimos 6 meses.
Se você não quiser pagar pelo serviço e ter a comodidade de acessar essas informações de qualquer lugar pelo celular ou computador, é só visitar algum dos balcões de atendimento presenciais, com seus documentos pessoais em mãos.
Existe diferença entre consultar o CPF com o SPC, Boa Vista SCPC ou Serasa?
Em geral, as três empresas são birôs de crédito, ou seja, companhias que disponibilizam informações sobre o histórico de crédito das pessoas para outras empresas, como bancos e lojas, por exemplo.
Entretanto, existem algumas diferenças específicas. Enquanto a Serasa tem origem na necessidade dos bancos, o SPC e o SCPC foram criados a pedido da área de comércio.
Além disso, por mais que as três empresas ofereçam informações sobre CPF, a forma como isso é feito é diferente. Enquanto o SPC mostra apenas a consulta (paga) ao CPF, Serasa e SCPC possuem Score e monitoramento do nome.
O Score nada mais é do que uma nota, que pode ser alta ou baixa, que é definida pelo seu histórico de pagamentos. Se você não possui nenhuma dívida em seu nome e paga as contas em dia, terá um Score alto.
Ele também é uma diferença, porque cada uma das empresas faz um cálculo diferente, com as informações que possui. Por isso, a pontuação final é um pouco diferente em cada birô.
Vale destacar, porém, que apesar das diferenças, todas as empresas divulgam as informações necessárias pra você consultar a sua situação. Desse modo, não é preciso fazer uma busca pelo seu CPF em cada uma delas. Da mesma maneira, os bancos e lojas podem consultar qualquer uma das empresas, duas ou até mesmo nenhuma, optando por usar dados internos.
Fui consultar o CPF e descobri que estou com o nome sujo, e agora?
Fez a consulta e viu que existem dívidas em seu nome? Muita calma nessa hora! É possível limpar o nome sem perder a cabeça. Veja o passo a passo com as principais dicas de como sair dessa situação.
Encare e entenda sua dívida
Nós sabemos que essa não é uma situação agradável de lidar. Porém, quanto mais você adiar, mas a dívida irá aumentar. Por isso, a primeira dica é encarar o problema.
Em seguida, faça uma lista de tudo o que você está devendo. É importante conhecer o valor total das pendências pois, sem ele, não é possível organizar um plano de pagamento. Para deixar as informações mais completas, considere também os juros e a origem de cada dívida. Por exemplo, o nome do banco ou da loja.
Avalie sua situação financeira
Aqui, lembre de ser realista e levar tudo em consideração, ganhos e gastos. Isso porque sabendo exatamente a sua situação, será mais fácil se planejar para quitar a dívida. Desse modo, você entende quanto do seu orçamento está disponível para o pagamento desse débito.
E nada de ser muito bonzinho, ok? Limpar o seu nome deve ser prioridade. Então, se for preciso, corte algumas despesas.
Negocie
Assim como você quer pagar o que deve, a empresa quer receber. Então, não tenha medo de conversar abertamente, expor sua situação e tentar chegar em uma proposta que seja vantajosa para os dois lados. Deixe claro o quanto você pode pagar no momento, tente diminuir os juros e pergunte sobre possíveis descontos.
Outra dica é buscar informações sobre feirões de negociação. Eles costumam acontecer algumas vezes por ano, então fique ligado!
Melhore sua relação com o dinheiro
Conseguiu negociar e se livrar da dívida? Ótimo! Mas que tal repensar alguns hábitos para não acabar nessa situação de novo? Práticas como o controle de gastos e o planejamento financeiro não podem desaparecer assim que você quitar as suas dívidas.
Desse modo, tente fazer com que essas ações virem hábitos. Controle o seu salário, controle aquela vontade de comprar tudo e mais um pouco, pague o que puder à vista e busque sempre formas de economizar. Se precisar, invista no aprendizado de educação financeira. Acompanhe blogs e conteúdos que falam sobre o tema (como o nosso aqui) e veja como isso pode fazer muita diferença na sua vida.
Viu como é fácil? E tudo começa com a consulta do CPF. Então, não deixe de verificar seu nome com frequência para ter uma vida financeira saudável.