Qual o papel do síndico? Hoje falamos um pouco sobre a função do síndico e por que ele é tão importante no seu condomínio.
Todo mundo que mora em prédio sabe que, além do zelador, existe também a figura do síndico. Mas você conhece qual o seu papel dentro desse cenário?
O Código Civil, Art. 1348 explica que o papel do síndico é:
I – convocar a assembleia dos condôminos;
II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
III – dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;
IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;
V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
VIII – prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;
IX – realizar o seguro da edificação.
§ 1º Poderá a assembleia investir outra pessoa, em lugar do síndico, em poderes de representação.
§ 2º O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção.
Ou seja, ele é peça importantíssima para que a convivência no condomínio seja pacífica, ajudando os vizinhos a se entenderem e encontrar soluções para problemas que eventualmente apareçam.
Ser síndico exige muita responsabilidade, paciência e dedicação. Além de, claro, ter familiaridade com números e finanças.
Portanto, seja legal com o síndico do seu prédio. Tudo o que ele faz é para o bem do condomínio e pode se tornar um grande aliado nas horas que você mais precisar.
“
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Comentários
0