Vem aprender com a gente o que é IPTU, como é calculado e para que serve.
No começo do ano é comum ouvir o pessoal falando que precisa pagar o IPTU. Mas você sabe o que é? Continue lendo, a gente te explica.
O IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano e é cobrado de todas as pessoas que possuam uma propriedade imobiliária urbana. Entende-se por propriedade apartamento, casa, sala comercial ou qualquer tipo de imóvel dentro de uma região urbanizada.
Mas o que é uma região urbana?
É uma localidade que oferece um conjunto de habitações básicas como abastecimento de água, sistema de esgotos sanitários, rede de iluminação pública, escola primária e posto de saúde a uma distância máxima de 3 km e um calçamento com canalização de águas pluviais.
Como se calcula o IPTU?
A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, ou seja, o preço pelo qual um bem é comercializado com pagamento à vista em condições normais do mercado. Então, multiplica-se o valor venal do imóvel pela respectiva alíquota, já definida pelo município.
O que pode influenciar no valor do imposto?
Alguns fatores: tamanho do terreno e da área construída, localização e acabamento do imóvel são alguns dos fatores que podem determinar o valor do IPTU.
Mas qual o papel do IPTU?
Assim como outros impostos, o IPTU desempenha função social muito importante. Além de obter recursos financeiros para o governo e controlar os preços das propriedades, ele também evita que imóveis sejam mal utilizados/abandonados. Quando isso acontece, o valor do imóvel se eleva como tentativa de estimular que o seu dono o venda.
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Comentários
0