Casas automatizadas já não são mais coisa do futuro! Venha conhecer um pouco sobre essa tecnologia e os benefícios que ela traz para o planeta.
Se você tem 30 anos ou mais, com certeza, deve se lembrar do desenho dos Jetsons. Uma família do futuro cuja casa é toda automatizada; os carros voam e até a faxineira é um robô. Bom, os carros (infelizmente) ainda não voam, mas e se a gente afirmar que as residências automatizadas já existem?
Pois é, são as famosas casas inteligentes. E hoje vamos falar sobre como funcionam.
Elas existem desde os anos 80, quando esse tipo de tecnologia era utilizado somente em grandes empreendimentos e tinham o intuito de controlar melhor a segurança, iluminação e climatização dos prédios. Com o passar do tempo, o uso doméstico foi aumentando e hoje, encontrar uma casa automatizada não é nada fora do comum.
Além da segurança e facilidade que esse tipo de habitação oferece aos seus moradores, as construções inteligentes também desempenham papel fundamental na economia de energia elétrica e água.
Mas como funcionam?
As casas são gerenciadas por microprocessadores responsáveis por monitorar funções específicas de cada ambiente. Com isso, é possível saber quanto de água ou energia elétrica está sendo desperdiçado em cada cômodo. Também dá para programar as cortinas – ou persianas – de maneira que a luz natural do dia seja aproveitada ao máximo, entre outras funcionalidades que facilitam o seu cotidiano. É… parece que o futuro é mesmo agora e o planeta terra agradece.
Até a próxima.
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Comentários
0