7 principais custos de um apartamento
Um dos requisitos fundamentais para levar uma vida tranquila e não ter dor de cabeça com dívidas é gerenciar o orçamento familiar. Para isso, é preciso conhecer os gastos de cada membro (com transporte, saúde, alimentação, estudos, lazer etc.) e também do lar. O problema é que muitas pessoas, principalmente aquelas que acabaram de se mudar para o primeiro imóvel, pensam que esse gasto se limita ao valor do condomínio. Dessa forma, acabam sendo pegas de surpresa com a quantidade de contas a pagar logo no primeiro mês.
Para evitar esse tipo de situação, levantamos os 7 principais custos de um apartamento. Leia com atenção e, se for o caso, repense as finanças da família para que nada saia do controle.
Custos de um apartamento: considerações que devem ser feitas antes de se mudar
Por maior que seja a vontade de morar em um cantinho só seu e da sua família — principalmente, se vocês estiverem morando com parentes — essa decisão tão importante precisa ser estudada. Afinal, o valor da compra ou do aluguel não podem ser os únicos custos levados em conta na hora de se mudar para um apartamento.
Antes disso, é preciso organizar os gastos atuais, levantar os futuros e avaliar se cabem no orçamento familiar. Se couberem, ótimo! Se não, é preciso traçar estratégias para complementar a renda e/ou cortar despesas supérfluas.
7 principais custos de um apartamento
Conhecer os principais custos de morar em um apartamento é uma obrigação. Desconhecê-los, por outro lado, é uma falta grave. Por isso, atente aos 7 itens a seguir e assuma a responsabilidade pelo futuro da sua família.
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
1. Taxa de condomínio
Nem todos sabem o que está incluso no valor do condomínio. Basicamente, os gastos remetem:
- às folhas de pagamentos dos funcionários (responsáveis pela portaria, pela zeladoria, pela limpeza etc.);
- às despesas ordinárias (contas de água, gás, luz, telefone, entre outras);
- aos materiais usados na manutenção das áreas de uso comum (como salão de festas, playground, quadra, espaço fitness etc.).
Para quem precisa economizar, vale a pena saber que a taxa condominial é rateada entre todas as unidades habitacionais. Por isso, quanto mais apartamentos existirem no empreendimento, mais barato será o seu valor.
2. Conta de água
Assim como a taxa de condomínio, a conta de água também é rateada entre os moradores (à exceção de alguns empreendimentos com medição individual). Por isso, ainda que a sua família economize, o valor final dependerá da conscientização de todos.
Como se trata de um gasto mensal, é importante haver incentivo sério à economia de água no condomínio. Um bom síndico, geralmente, promove ações educativas com esse intuito.
3. Conta de luz
Ao contrário da conta de água, a conta de luz é, necessariamente, individualizada. Ou seja, cada apartamento paga o valor correspondente ao seu próprio consumo.
Porém, o gasto com a energia elétrica das áreas comuns (para ligar lâmpadas, elevadores, circuitos de monitoramento, equipamentos da portaria etc.) é rateado. Ele vem embutido na taxa de condomínio, mas devidamente discriminado.
Nos últimos tempos, devido à taxa extra cobrada em virtude das estiagens, a conta de luz vem sofrendo aumentos constantes. Por conta disso, mesmo economizando, o gasto com energia elétrica é um custo mensal elevado, que precisa ser previsto no orçamento doméstico para não desestabilizá-lo.
4. Conta de gás
O gasto com gás encanado (GLP) também costuma ser rateado entre os moradores e embutido no valor da taxa de condomínio. Em média, trata-se de um valor bem acessível.
Mas, além de abastecer os fogões, esse tipo de gás pode ser usado para aquecer a água do chuveiro, da torneira da cozinha etc. Para isso, o prédio precisa ter um sistema de aquecimento a gás.
Os aquecedores a gás ajudam a reduzir o valor da conta de luz, impactando, positivamente, nas finanças da família. Porém, como nem todo empreendimento conta com esse diferencial, é preciso se informar.
5. Conta de Internet/TV a cabo/serviços de streaming
A cobrança de provedores de Internet, canais de TV a cabo e serviços de streaming variados (Netflix, por exemplo), entre outros gastos ligados à vida moderna, é sempre individualizada. Assim, o seu valor varia conforme o serviço contratado.
Em alguns empreendimentos, há sinal de Wi-Fi nas áreas comuns. Isso pode ajudar a baratear os custos dos pacotes contratados em casa. Mas, novamente, é preciso se informar com a empresa responsável.
6. IPTU
O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) é cobrado todo começo de ano. Se quitado à vista, a Prefeitura responsável pelo recolhimento costuma conceder um desconto. Caso o imposto seja parcelado, deve ser incluído na lista de despesas mensais.
Como o valor do IPTU varia de cidade para cidade, é importante verificá-lo antes de fechar negócio. Em regiões metropolitanas, por exemplo, geralmente custa mais baixo do que nas capitais.
7. Despesas com manutenção
As despesas com manutenção variam bastante entre imóveis novos e usados. Se for novo, há o gasto com possíveis reformas pós-obra (para a colocação dos pisos, bancadas, gesso, pintura, armários, luminárias etc.).
Em seguida, é preciso deixar a casa segura para crianças, instalando redes de proteção nas janelas, por exemplo. Isso sem contar os gastos com a decoração (móveis, eletrodomésticos e demais objetos).
Já se o apartamento for usado, a reforma fica a critério de cada um. Ainda assim, são raros os casos de quem se mude sem fazer nenhuma alteração no imóvel.
De qualquer maneira, o ideal é ter uma reserva de emergência para lidar com imprevistos. Afinal, podem ser necessários reparos simples, como a troca de uma lâmpada queimada, ou complexos, como reformas elétricas e hidráulicas — comuns em imóveis mais antigos.
Custos de um apartamento: importância de cuidar da saúde financeira da família
O planejamento financeiro é a melhor forma de evitar o endividamento, bem como os conflitos gerados por problemas relacionados ao dinheiro. Ao mesmo tempo, ele possibilita a construção do patrimônio familiar e a realização de sonhos.
Mas para o planejamento funcionar, é preciso que todos os membros se comprometam a segui-lo. Para estimular a família a consumir com consciência e economizar, sugira objetivos em comum. Poupar para viajar nas férias, por exemplo, costuma ser um incentivo infalível!
Conhecendo os principais custos de um apartamento, é possível avaliar, com segurança, se você está preparado para adquirir o seu novo lar. Caso esteja, procure uma construtora com tradição no mercado, pesquise a opinião de outros clientes e tire todas as suas dúvidas com os corretores. Tomando esses cuidados, a felicidade e a tranquilidade da sua família estão garantidas!
Se você se interessa por conteúdos ligados ao mercado imobiliário, assine a nossa newsletter e receba informações atualizadas diretamente no seu e-mail.
Sobre a Tenda
A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.
Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece impossível para muitos brasileiros. Por isso, nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.
Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.
Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.
Além de diversas lojas físicas nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você também encontra ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.
Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar suas dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.
Comentários
0
Veja também
Mais lidos