Trilha da Conquista

EXISTE IDADE IDEAL PARA COMPRAR UM IMÓVEL?

Qual a idade ideal para comprar um imóvel? Essa é uma pergunta que muita gente deve se fazer. Mas será que existe um número que indique que é o momento certo de investir em uma casa ou um apartamento próprio? Certamente, não.
Ícone Lápis do Autor | tenda.com Autor:
Blog da Tenda
Ícone Calendário | tenda.com Data:
12/04/2021
Ícone Compartilhamento | tenda.com Compartilhe

Se você encontrar um imóvel que agrade e caiba na sua renda, é hora de tomar uma decisão. Você deve levar diversos fatores em consideração, mas não a idade por si só. Lembre-se: não existe cedo ou tarde demais.

Por esse motivo, vamos explicar aqui no nosso post como você pode avaliar a sua disponibilidade financeira e suas demandas atuais para encontrar o momento ideal para essa compra. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Construtora Tenda | Blog da Tenda | Tenda.com

Existe idade mínima para comprar um imóvel?

Jovem casal segurando chaves | Idade para comprar imóvel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Sim, existe! O imóvel é um negócio sujeito às exigências da lei, como qualquer outro. Assim, de forma geral, é preciso ter mais de 18 anos para assinar os contratos de compra e venda e de financiamento.

É possível fazer isso antes? Tecnicamente, os jovens que forem emancipados dos pais podem assinar seus atos por conta própria.

No entanto, como geralmente a compra dos imóveis é feita por financiamento, alguns bancos estabelecem outras condições para reduzir o risco de inadimplência. Além disso, algumas exigências, como falta de renda estável, podem limitar o acesso ao financiamento.

Porém, com prazos de financiamento de imóveis cada vez maiores e prestações cada vez menores, o risco é menor. Por isso, muitos jovens já conseguem conquistar um imóvel próprio. Mas quando saber se é a hora certa?

O desejo de independência costuma ser o principal norte dos jovens que resolvem comprar seu próprio imóvel. Afinal, em determinado momento da nossa vida, há fatores que nos mostram que é preciso sair da casa dos pais para dar passos maiores, como:

  • já ter uma renda estável mensalmente e perceber que o investimento em um bem é uma forma de garantir um espaço para expressar toda sua individualidade, em que é possível colocar as próprias regras e tomar as próprias decisões;
  • estar em um relacionamento estável e entender que a relação somente pode crescer com uma maior independência.

Com um imóvel próprio, avanços relevantes, como o casamento, ficam muito mais seguros. Quer saber quais aspectos você deve considerar na hora da compra do imóvel? Então confira!

Quer saber como conquistar seu apartamento?

Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.

Disponibilidade financeira

Os financiamentos imobiliários comprometem parte da sua renda por algum tempo. Então, você precisa ter a segurança de que será capaz de arcar com o pagamento de todas as prestações. Caso contrário, o banco pode tomar o imóvel como uma forma de pagamento das suas dívidas.

Além disso, tenha em mente que não são apenas os custos relativos à compra do imóvel que virão todos os meses. Há também contas que são fixas, como:

  • IPTU;
  • água;
  • luz;
  • taxa de condomínio.

Para ajudá-lo a tomar uma decisão, há uma regra muito famosa entre os educadores financeiros, o método 20-30-50:

  • no máximo, 50% da sua renda deve ser dedicada a custos com moradia, como as despesas com financiamento e as contas;
  • os gastos variáveis, como prestações de móveis, viagens e alimentação fora de casa, devem ser inferiores a 30%;
  • os outros 20% devem ser utilizados como uma reserva financeira ou para ajudá-lo a conquistar objetivos de longo prazo.

Independência

Comprar um imóvel próprio demanda uma independência financeira dos pais e dos familiares. Eles podem até ajudá-lo a conquistar o sonho, contribuindo com uma parcela da entrada ou ajudando a mobiliar. No entanto, é preciso ter certeza de que a sua renda é capaz de manter todas as prestações do financiamento.

Planejamento

Antes de mais nada, é preciso lembrar que as melhores decisões são tomadas após bastante planejamento. Escolhas impulsivas frequentemente resultam em dor de cabeça.

Em relação a um imóvel isso é essencial, pois ele só será realmente seu após o pagamento da última prestação. Sem se planejar adequadamente, você pode se ver sem condições de arcar com o financiamento e acumular muitas dívidas.

Estabilidade no mercado de trabalho

Por fim, avalie o momento do mercado de trabalho. O financiamento é um compromisso fixo por alguns anos. Você deve se certificar se sua profissão ou se seu emprego atual permanecerão estáveis em cenários de curto e longo prazos.

Não é incomum que as pessoas tomem a decisão de financiar, mas se surpreendam com a perda da renda pouco tempo depois. Uma forma de evitar esse problema é fazer um investimento constante na própria carreira para ser sempre um profissional cobiçado no mercado.

Existe uma idade máxima para comprar imóveis?

Casal de idosos segurando chaves | idade para comprar imóvel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Outro ponto que muita gente se questiona é se vale a pena comprar um imóvel depois de certa idade. Claro que sim! Um apartamento dos sonhos, por exemplo, pode fazer com que uma pessoa se sinta muito mais feliz durante a meia e a terceira idade.

Porém, alguns bancos podem estabelecer idades máximas para determinados prazos de financiamento. Há imóveis que são financiados em 30 a 40 anos. Por isso, vale a pena pesquisar e se informar!

Quais as formas de comprar um imóvel?

Há várias formas de adquirir um imóvel. No entanto, é preciso avaliar quais delas cabem no seu perfil. Confira:

Financiamento

É o parcelamento do valor do imóvel em prestações. Usualmente, os imóveis são parcelados em prazos superiores a dez anos. Em contrapartida, o cliente pode ter de pagar juros e taxas ao banco que liberou o crédito.

Consórcio

Aqui, o imóvel também é pago em prestações. No entanto, você não adquire o bem em si, como no financiamento. Você entra em um grupo que contribui com valores mensais como uma espécie de poupança. A cada período, alguns membros são sorteados e ganham uma carta de crédito. Com ela, você pode adquirir um imóvel.

À vista

Essa opção é bem rara entre os jovens. Afinal, exige que você tenha milhares de reais de reserva. Esses valores exigem uma economia por vários e vários anos.

Compre seu primeiro imóvel com a Tenda

Foto de uma mulher segurando as chaves da casa própria | Idade ideal para comprar um imóvel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Como você pôde ver, não existe essa história de “idade ideal para comprar um imóvel”. Quando a pessoa, em qualquer época da sua vida, percebe que tem disponibilidade financeira e estabilidade para adquirir o apartamento ou a casa própria, essa será a idade certa.

Quer saber como a Construtora Tenda pode ajudá-lo a conquistar o seu sonho de ter um imóvel? Acesse nossa Loja Virtual ou confira nosso Simulador de Financiamento. Você vai poder encontrar a opção que melhor se encaixa no seu orçamento!

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com
Ícone Seta para expandir Comentários | tenda.com
Comentários
Ícone Comentários | tenda.com
0