Consumo consciente em casa: mudando hábitos que ajudam você a economizar e salvar o planeta
Algumas pessoas acham que uma simples mudança de atitude não fará diferença. Entretanto, imagine se cada um de nós prestar mais atenção aos nossos hábitos e fizermos pequenas mudanças no dia a dia. Dá para fazer a diferença, não é mesmo?
A seguir, entenda melhor o que é consumo consciente e aprenda como você pode contribuir para diminuir o impacto que causamos no planeta. Acompanhe!
O que é consumo consciente?
O consumo consciente está ligado à tomada de decisões e à mudança de hábitos que ajudam a diminuir os impactos negativos no meio ambiente causados pela ação do homem.
Consumidores conscientes se preocupam com a origem dos produtos que usam, o destino das embalagens — que, quase sempre, vão parar nos rios e oceanos —, com os desperdícios e por aí vai.
Fazer pequenas mudanças em casa não é apenas melhor para o planeta. Os impactos são positivos para você, para a sua família e até para o bolso. Isso mesmo. Além de ajudar o meio ambiente, com algumas atitudes, você também economiza com os gastos.
Como adotar o consumo consciente em casa?
Você não precisa mudar drasticamente o seu estilo de vida para ter hábitos de consumo consciente em casa. Pequenos ajustes e cuidados são suficientes para cuidar melhor do meio ambiente. Veja a seguir alguns exemplos do que você pode fazer para ajudar.
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Evite produtos com muita embalagem
O planeta está sufocando debaixo de 5 bilhões de toneladas de plástico, um dos piores inimigos do meio ambiente. O material nunca se degrada por completo na natureza, já que a sua decomposição pode levar centenas de anos.
Ele está impregnado na água que a gente bebe, em forma de minúsculos pedacinhos, nos oceanos, destruindo toda a vida marinha, nos rios e esgotos das cidades, entupindo bueiros com outros tipos de lixo e causando enchentes massivas nas grandes metrópoles.
O Brasil recicla apenas 1,28% das 11,4 milhões de toneladas de lixo que produz por ano e perde R$5,7 bilhões ao não reciclar os resíduos plásticos. Precisamos evoluir muito ainda nesse quesito.
O consumo consciente em casa começa nas prateleiras do supermercado e com as suas escolhas. Quem quer ajudar, além de separar os materiais em casa e cobrar as autoridades por mais pontos de coleta seletiva, pode diminuir a compra de produtos com muita embalagem.
Dê preferências para as embalagens maiores e de papel em vez de vários pacotes pequenos. Os produtos que podem ser repostos por meio de refil também ajudam a reduzir a quantidade de lixo plástico. Sacolas plásticas de supermercados também podem ser substituídas pelas reutilizáveis.
Dê atenção aos aparelhos eletrônicos
Às vezes, o consumo consciente em casa está nos detalhes. Você sabia que os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, se estiverem plugados na tomada, consomem energia mesmo quando estão desligados?
A estimativa é de que o modo de espera — quando o aparelho reduz o funcionamento, mas continua em estado de alerta — representa uma média de 20% de toda a energia consumida em uma residência.
Com exceção da geladeira, que precisa ficar ligada constantemente, você pode tirar todos os eletrodomésticos da tomada enquanto eles não são utilizados. Evite também deixar o freezer e a geladeira próximos ao fogão ou expostos ao sol, pois precisarão de mais energia para manter os alimentos gelados.
Quando for comprar um eletrodoméstico, escolha os mais econômicos. Verifique se o aparelho tem o Selo Procel, uma identificação dos produtos que consomem menos energia criada por meio da parceria entre o Inmetro e o Ministério de Minas e Energia. Além de reduzir os impactos causados no meio ambiente, você economiza na conta de luz.
Economize água
Não existe vida sem água. É o nosso recurso mais precioso e precisamos acabar com desperdícios. Embora a irrigação na agricultura e as usinas hidrelétricas sejam as maiores responsáveis pelos gastos do país, temos o dever, como cidadãos, de fazer a nossa parte.
Apenas um minuto com a torneira aberta enquanto você escova os dentes desperdiça quatorze litros de água. A solução? Feche-a enquanto escova ou encha um copo com água só para enxaguar a boca. Banhos demorados também podem ser excluídos da sua rotina. Ninguém precisa de mais do que dez minutos para lavar o corpo.
Economize na limpeza da casa
Dá para ser um consumidor consciente até na hora de limpar a casa. Basta montar um kit caseiro de produtos de limpeza. É fácil, barato e leva apenas alguns minutos para fazer. Confira a seguir três receitas que separamos para você.
Para limpar superfícies
Ingredientes:
- borrifador de 500 ml;
- ralador;
- colher de chá;
- água;
- sabão de coco em barra;
- funil;
- um recipiente vazio.
Modo de preparo: rale a barra de sabão de coco bem fininho e transfira uma colher de chá para o borrifador. Complete com água. Agite bem antes de usar.
Para limpar vidros
Ingredientes:
- borrifador de 500 ml;
- detergente;
- água;
- vinagre branco;
- colher de café;
- medidor ou copo americano.
Modo de preparo: despeje 250 ml de vinagre branco dentro do borrifador. Com a ajuda de um funil, adicione 5 colheres de café de detergente. Acrescente 250 ml de água e misture. Agite bem antes de usar.
Para limpar azulejos de banheiro
Ingredientes:
- borrifador de 500 ml;
- água sanitária;
- água;
- colher de sopa;
- bicarbonato de sódio;
- funil;
- medidor ou copo americano.
Modo de preparo: despeje 250 ml de água sanitária dentro do borrifador, com cuidado para não deixar o produto vazar — em caso de contato acidental com a pele, lave imediatamente. Com a ajuda de um funil, adicione 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Acrescente 250 ml de água e misture bem. Agite bem antes de borrifar o produto nos azulejos.
Você não precisa esperar a conta de água e luz chegarem ou os rios transbordarem para ter hábitos de consumo consciente em casa. Com apenas algumas mudanças no dia a dia, dá para contribuir com o meio ambiente e ainda economizar no final do mês.
Agora, imagine que bom seria se todos os seus amigos e vizinhos também aderissem à mudança. Seria ótimo, não é mesmo? Você pode ajudar. É só compartilhar este artigo nas suas redes sociais!
Comentários
0
Veja também
Mais lidos