6 cursos de finanças pessoais para fazer online
Trilha da Conquista
17/06/19
Você é equilibrado financeiramente? Faça um dos cursos on-line que listamos no nosso post para começar a organizar suas finanças pessoais!
Aprenda desde já: desenvolver o hábito de poupar é uma das melhores decisões que alguém pode tomar na vida. E não é nada difícil entender o porquê. Pense bem: só quem sabe poupar consegue ter um orçamento doméstico suficientemente equilibrado a ponto de ter uma quantia livre no final do mês — por menor que seja.
Pois é justamente esse pequeno montante, somado mês a mês, que vai fazer a diferença para a construção de uma reserva para o futuro. Estamos falando aqui tanto daquele dinheiro que vai permitir que você tenha conforto e segurança na velhice como do dinheiro que propicia alcançar sonhos maiores, como o de investir em imóveis.
Se você ainda não consegue manter a disciplina para controlar seu orçamento pessoal ou se até já entende a importância de um bom controle financeiro, mas não sabe bem por onde começar, chegou ao post certo. Preparamos este conteúdo para apresentar 6 ótimos cursos de finanças pessoais gratuitos que você pode acompanhar para aprender a manter as finanças em dia. Confira!
1. Organização do orçamento familiar
Elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), esse curso é uma excelente opção para quem quer aprender a organizar o orçamento da família de uma maneira simples e objetiva. Com uma carga de 12 horas, as aulas trazem dicas sobre planejamento financeiro para que os alunos consigam se preparar financeiramente para possíveis cenários emergenciais.
A abordagem adotada permite que você reconheça seu próprio perfil financeiro e aprenda a planejar adequadamente sua vida nessa área, passando inclusive a conseguir reorganizar as finanças no caso de ocorrência dos sempre temidos endividamentos.
2. Foco nas finanças pessoais
Temos aqui mais uma ótima opção de curso gratuito voltado para a economia doméstica. Oferecido pela Prime Cursos, uma plataforma de ensino a distância, essa formação também foca na necessidade do planejamento e da organização das finanças pessoais. Animado para aprender a identificar os pontos fracos da sua própria administração financeira e descobrir como solucionar cada um deles?
Os principais aspectos abordados nas aulas envolvem a necessidade de aprender a detectar gastos supérfluos e como reduzi-los, além de dar dicas para cortar despesas, eliminando dívidas desnecessárias.
3. Economia em tempos de crise
Essa é mais uma opção de curso oferecida pela Fundação Getúlio Vargas. Com foco voltado ao desenvolvimento do conceito de consumo consciente, essa formação leva os alunos a pensarem sobre a importância de aprender a administrar o próprio dinheiro, além de ensiná-los a fazer boas escolhas de consumo.
O diferencial desse curso está no desenvolvimento do poder crítico nos alunos, que passam a se questionar sobre a real necessidade de comprar ou não determinado item, bem como sobre as melhores formas de pagamento a serem utilizadas e sobre os desejos psíquicos envolvidos no ato da compra — muitas vezes, apenas uma fuga. Acredite: essa visão crítica é fundamental na hora de controlar as finanças em tempos de crise financeira.
4. Planejamento da aposentadoria
Essa é uma opção para quem já está pensando mais seriamente no futuro e, por isso, quer planejar a aposentadoria com antecedência suficiente para ter um pouco mais de segurança e qualidade de vida na velhice. Afinal, quem não alimenta a ideia de ter uma aposentadoria tranquila, não é mesmo?
Nesse curso também ofertado pela FGV, os alunos aprendem a planejar sua aposentadoria de modo consciente, com foco em objetivos previamente escolhidos e dentro de um planejamento realista. A carga horária é de 10 horas, período em que você conhecerá a importância de, seguindo uma metodologia bem definida, preparar-se para um dos períodos mais importantes da vida: o pós-trabalho.
5. Investimento no Tesouro Direto
Oferecido pela BM&FBovespa, esse curso é para quem já passou da fase de desequilíbrio das contas, alcançando uma vida financeira um pouco mais equilibrada. É ideal, assim, para quem já tem um dinheirinho sobrando a cada mês e precisa aprender a investir.
Com carga horária de apenas 2 horas, você vai aprender as diferenças entre investimentos de renda fixa e variável. Além do mais, vai conhecer um dos mais importantes investimentos em renda fixa: o Tesouro Direto. Não seria legal ser capaz de entender o que é um título público e quais são os títulos disponíveis no mercado, além, claro, de aprender a usá-los como opção de investimento?
6. Investimento em renda fixa
Não à toa, deixamos por último nossa indicação mais completa. Também ofertada pela BM&FBovespa, essa formação traz um conteúdo mais completo para aqueles que já começaram a investir em renda fixa e querem se aprofundar na matéria.
Acompanhando as aulas, você conhecerá os principais títulos de renda fixa existentes e aprenderá a compará-los, de modo a escolher a melhor opção para cada objetivo. Você vai entender as formas de remuneração, as taxas envolvidas, os impostos e riscos dos principais investimentos em renda fixa.
Viu como não faltam opções para mergulhar no universo do controle financeiro? Seu aprendizado sobre o assunto dependerá, assim, da sua dedicação e do seu esforço!
Identifique suas maiores dificuldades e inicie sua jornada de estudos por aquele curso que o ajudará a superar primeiro essa deficiência. Feito isso, vá fazendo mais e mais cursos para se aprofundar. Você vai ver que, com o passar do tempo, poupar e investir se tornará um hábito.
E aí, já escolheu por qual curso de finanças pessoais vai começar? Está disposto a fazer todos eles? Lembre-se sempre de que a atitude mais importante que alguém pode adotar para construir um futuro financeiro sólido e confortável é investir na sua própria educação financeira.
Então nada de perder perca o foco. Continue a acompanhar informações sobre os diversos tipos de investimentos disponíveis ao seguir nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Estamos esperando!