Conquistar a casa própria costuma ser um dos primeiros objetivos de qualquer recém-casado, não é mesmo? Pois para facilitar ainda mais a realização desse sonho, nada melhor que começar um financiamento conjunto para comprar apartamento com o noivo!
Passar da vida de solteiro para a vida de casado pode trazer muitas novidades. Junto a isso podem surgir também muitos outros gastos. Ter um planejamento financeiro e atualizar seu orçamento com frequência é muito importante para que você consiga dar o primeiro passo antes mesmo de se casar ou para planejar o casamento e a compra de um imóvel ao mesmo tempo.
Pense: comprar apartamento com o noivo e começar a pagar as prestações do financiamento da casa própria certamente garantirão maior segurança e estabilidade financeira para o futuro. Justamente de olho nisso, resolvemos preparar este artigo com dicas para que você antecipe a realização desse grande sonho e comece desde já a pensar em comprar apartamento com o seu noivo! Confira!
O que é necessário para comprar apartamento com o noivo?
Como já dizia o velho ditado: quem casa, quer casa! E, é claro, motivos não faltam para almejar a casa própria, seja porque você e seu cônjuge não querem arcar com a despesa de anos de aluguel, por quererem investir o dinheiro em algo próprio e, inclusive porque a compra de uma casa, atualmente, se tornou uma aquisição muito mais facilitada.
O sonho da casa própria acabou se tornando prioridade na vida de muitas pessoas, já que a aquisição de um imóvel poderá ampliar seu horizonte de possibilidades!
Prontos então para começarem a investir desde já em um futuro imóvel? Veja quais são os pré-requisitos necessários!
1. junte as rendas
Para ter mais chances de serem aprovados em um financiamento e agilizar, ainda mais, todo o processo, o segredo é juntar sua renda com a do seu noivo.
Além de conseguirem a aprovação de forma mais rápida, a junção das rendas também possibilitará um maior leque de opções no mercado imobiliário. Assim, se o próximo passo for o financiamento, vocês já podem dividir o montante da entrada do apartamento e prever o valor das prestações.
2. divida o valor da entrada
Para facilitar ao máximo a compra da casa própria, a maioria dos financiamentos pede como garantia uma entrada de, pelo menos, 30% do valor total do imóvel. No entanto, a compra do seu imóvel pode ser mais fácil caso você procure um parceiro, como a construtora Tenda, que proporciona condições de pagamento extremamente flexíveis, mais fáceis de se encaixar no seu bolso e a entrada do imóvel pode ser parcelada em até 60 vezes!
Nossa dica é que você comece a pesquisar desde agora o tipo de imóvel que mais se encaixa nas necessidades de vocês. Desse modo, ficará mais fácil fazer a escolha do imóvel e menos chances vocês terão de se arrepender.
Comece, desde já, a fazer economia. Cortando alguns gastos supérfluos você pode criar uma poupança para mobiliar seu novo apartamento, por exemplo!
3. use o saldo do fgts
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser outra ótima opção para você realizar o sonho da casa própria. O valor acumulado poderá servir para reduzir o valor da entrada ou o valor total financiado. Nesse caso, você e seu noivo podem usar o FGTS para fazer o financiamento mesmo sem estarem casados.
4. separe a documentação necessária
Você e seu noivo ganharão tempo se estiverem com a documentação completa já separadinha e levarem na loja da Tenda. O consultor de vendas se encarregará de fazer toda a avaliação necessária para liberar o crédito. O processo é muito simples e toda a burocracia fica por conta da Tenda.
Para isso, separe os documentos pessoais de ambos e outros documentos que possam comprovar a renda mensal, como comprovantes do salário ou declaração de imposto de renda. Tenham em mãos RGs, CPFs, comprovantes de rendimento, certidões negativas de débitos, comprovante de estado civil e carteiras de trabalho. Apresente tudo para que o contrato saia em nome de ambos, evitando problemas futuros.
5. divida as parcelas do imóvel com seu noivo
Feito isso, o próximo passo é dividir as parcelas do novo imóvel com seu futuro marido. Isso pode representar uma grande facilidade, além de trazer menos riscos de pesar demais no bolso de uma única pessoa.
O mais importante é que esse investimento se adapte à renda conjunta. Por isso, pesquise bastante antes de comprar e faça uma aquisição segura, garantindo seu bem-estar financeiro e evitando endividamento.
7. planeje a compra da mobília
Em relação à mobília e considerando todos os outros gastos necessários, tente se preocupar só com o básico necessário para que o apartamento seja funcional. A compra do restante dos móveis e objetos de decoração poderá ser planejada aos poucos e com cuidado, para que a casa siga um estilo harmonioso e transmita conforto para os futuros moradores. Faça orçamentos e comece a poupar dinheiro para esse fim assim que a entrada estiver paga!
Que cuidados tomar ao comprar apartamento com o noivo?
Além do planejamento financeiro, é importante que, ao comprar apartamento com o futuro cônjuge, ambos tomem alguns cuidados para evitar problemas futuros.
Ao se casarem, geralmente as pessoas optam pelo regime de comunhão parcial de bens. Isso significa que, se em algum momento o casal optar por se separar, mesmo que os bens estejam no nome de apenas um dos cônjuges, o outro automaticamente terá direito a 50%. Mas essa divisão não se aplicará se o bem for adquirido antes do casamento oficial. É isso mesmo: os bens que cada um já tinham antes do casamento não entram na divisão.
Se você e seu parceiro estiverem em uma união estável ou em um noivado, a melhor alternativa para o momento da compra seria realizá-la no nome dos 2. Afinal, se o imóvel é comprado em conjunto, mas vocês ainda não são casados, os direitos legais só serão aplicados ao nome que constar nos documentos do financiamento. Nesse caso, o outro cônjuge só terá direito aos valores pagos após o casamento no regime de divisão parcial de bens.
E aí, gostou das nossas dicas para comprar apartamento com o noivo? Deixe um comentário aqui no nosso post e compartilhe conosco sua experiência e seus planos!
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Comentários
0