JÁ OUVIU FALAR SOBRE A METODOLOGIA BIM? VEM VER COMO USAMOS ELA NA TENDA!
Aqui na Tenda com o apoio do nosso super squad LabBIM, entregamos ainda mais valor para quem sonha com a casa própria.
Quer saber como? Raphael Alho, Aline Pisciotti, Michelle Pacheco, Rodrigo Caldeira e Fabio Faustino são os integrantes do LabBIM e nos contam como funciona essa metodologia na prática. Além disso, eles também explicam como a BIM chegou por aqui e como esse conhecimento é passado internamente.
Afinal, o que é a metodologia BIM?
Antes de entendermos mais sobre o funcionamento da BIM, vamos dar uma olhada como o Raphael define essa metodologia? “O BIM é uma metodologia com políticas e processos que permitem a integração e compartilhamento de informações de um projeto.” Ele ainda explica que à primeira vista é um modelo 3D da obra, mas não para por aí, viu?
Através dela é possível ver cada elemento de um modelo 3D de maneira detalhada, ajudando no tempo da execução do projeto e na produtividade em campo. Segundo Raphael, tudo isso colabora para a redução de custos da obra.
“Muitas pessoas se equivocam achando que é um software. Porém, é uma nova metodologia para projetar. E não só projetar, mas planejar, orçar, acompanhar a obra… Enfim, é um jeito de avaliar o ciclo de vida do projeto — desde a compra do terreno à manutenção”, complementa Rodrigo.
Vale lembrar que, apesar de ser uma novidade para o campo da construção civil, os protótipos digitais já são protagonistas há muito tempo em outras indústrias como aeronáutica ou mecânica. Rodrigo ainda explica que a metodologia BIM nos oferece o acesso a informações como tempo de vida de cada material e código de compra, tudo isso com muita praticidade e intuitividade. Bacana, né?
Por que a LabBIM trouxe esse conhecimento para casa?
Segundo Rodrigo, o time já tinha uma noção das vantagens que ela trazia. Inclusive, existe até uma tendência no mercado de usar a metodologia BIM, por ela ser obrigatória em alguns tipos de obra. Porém, não foi só por isso que implementamos seu uso por aqui, viu?
“A BIM ajuda a melhorar a qualidade da entrega e produtividade de todas as pessoas envolvidas”, explica. O Raphael ainda faz uma comparação envolvendo essa inovação: “é como se estivéssemos construindo o empreendimento digitalmente ”.
Durante nosso papo, Aline também explicou que essa implementação realmente levou nossos projetos para o próximo nível. Afinal, quando comparamos essa metodologia com a que usávamos anteriormente, nós contávamos um método bem menos produtivo.
Já com a BIM, trouxemos assertividade e ajuda em todas as etapas da construção do projeto. Muito melhor, não é?
O jeito Tenda de inovar
Antes da metodologia BIM, nossos projetos eram feitos em 2D. Ou seja, janelas, paredes e portas eram resumidas a linhas bem simples e de difícil visualização. Além disso, não apresenta nenhuma informação sobre os materiais ou código de compra. Rodrigo conta que agora, com a BIM, é possível clicar nos elementos e saber dimensão, material, durabilidade, nome do fornecedor, código para compra e outros dados valiosos para o projeto.
“Quem tem mais dados sai na frente. Então, a metodologia BIM tem um impacto que vai muito além de ser um mero 3D”, ele acrescenta. E essa inovação é de grande escala: a Michelle nos lembra que aqui na Tenda cerca de 600 pessoas são beneficiadas pelo BIM, seja no momento de analisar ou desenhar o projeto.
“São centenas de funcionários envolvidos na aplicação da tecnologia”, ela elucida. E para ajudar todo mundo aqui da Tenda a conhecer e entender melhor o BIM, nossa squad produziu um vídeo fantástico, com atuação digna de Hollywood, viu? Confira:
Já pensou em ser uma dessas 600 pessoas que transformam o mercado da construção civil? Se a sua resposta foi sim, aqui pode ser o lugar certo para você. Inscreva-se na nossa página de carreiras para construir um futuro recheado de inovação com a gente!
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Comentários
0
Veja também
Mais lidos