Compras de Natal: confira as melhores dicas de como economizar
Eu Dou Conta
01/12/21
As festas de fim de ano vêm aí e, com isso, todos nós já começamos a preparar o bolso, não é? Presentes, ceias, confraternizações. Sem dúvidas, a possibilidade de extrapolar o orçamento e acabar se endividando nessa época é muito alta. Mas calma. Aqui, separamos as melhores dicas para você economizar nas compras de Natal. Confira!
Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!
Por que é preciso se planejar para fazer as compras de Natal?
É um fato: quem se planejar vai pagar menos. Muita gente não compra porque não se organiza, deixa para a última hora e acaba lembrando disso na véspera do Natal, quando já perdeu a oportunidade de comprar algo mais barato antes. Então, vale a pena esperar por eventos como esse, se planejar para isso, fazer pesquisa e acompanhar as ofertas, antecipando assim a compra de fim de ano.
Comece a pensar em coisas como: quem você vai presentear, o quanto gastar e, com isso, o que escolher. Desse modo, quando você iniciar as compras, estará com “os pés no chão”. Acredite, a economia vem!
O recomendado é começar a se planejar para esse período entre os meses de Outubro e Novembro, para entender o que você precisa, aproveitar as grandes promoções no momento certo e não comprar coisas desnecessárias. Abaixo, nós te mostramos como começar a se organizar desde já.
Qual é o melhor momento para fazer as compras de Natal?
Com toda a certeza, você deve se programar para as compras de fim de ano o quanto antes. Seja guardando dinheiro, mapeando lojas ou já anotando os presentes que você quer comprar. Com a proximidade da data, os preços dos produtos podem ficar mais altos, e o estoque menor. Veja como se planejar com antecedência!
- Novembro: neste mês, as lojas já começam a antecipar algumas ofertas da Black Friday e este é o momento em que você vai poder comparar preços e listar o que você já pode comprar. A ideia é chegar às vésperas da Black Friday, que sempre acontece na última sexta-feira de novembro, com o dinheiro já separado e uma ideia mais clara do que comprar;
- Dezembro: você precisa estar preparado para enfrentar trânsito, shoppings cheios e preços nem sempre tão agradáveis, mas tudo bem. Só tente não deixar as compras para a última hora, ok? Aproveite que Dezembro é o mês que você pode contar o 13° salário e invista esse dinheiro em boas ofertas.
Tudo certo para ir às compras? Então não deixe de anotar nossas dicas.
Dicas para economizar nas compras de Natal
Nós sabemos que planejar as compras de final de ano pode não ser a tarefa mais simples. As ofertas de Natal são tentadoras e o clima festivo da época te induz a comprar presentes para todos os familiares e amigos. Sem que você nem perceba, acaba comprando coisas para o pessoal do trabalho, da faculdade, do bairro. Enfim, as famosas lembrancinhas.
No final das contas, você começa o ano endividado, principalmente quando é surpreendido, em Janeiro, com diversos impostos (como IPVA e IPTU), além de parcelas no cartão de crédito e outras despesas. Ainda mais, você pode acabar negativado, com seu nome listado em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Melhor não, certo?
Como fazer então para planejar o orçamento para essa época do ano e não sobrecarregar seu bolso? Planejando sua vida financeira. Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas dicas essenciais.
Organize suas finanças
Em primeiro lugar, é preciso organizar suas finanças pessoais. Para isso, atualize sua planilha de gastos e coloque todos os seus ganhos e despesas. Se você não tem o hábito de fazer esse controle, a hora é agora: comece o quanto antes.
Escolha quem vai presentear
Lembre-se: quanto mais pessoas você for presentear, mais irá gastar. Não dá pra ser o Papai Noel e comprar coisas pra todo mundo, certo? E a maioria das pessoas compreende perfeitamente! Por isso, escolha quem são as pessoas que não podem ficar sem presente. Geralmente, a família e os amigos mais próximos estarão sempre no topo da lista, então é importante já separar uma quantia maior para o presente deles.
Já as pessoas que estão mais para o fim da lista, como vizinhos, colegas de trabalho e pessoas de círculos sociais mais distantes, podem ganhar um presente mais simples e que requer menos investimento. Dividindo dessa forma, fica muito mais fácil de definir quanto terá que gastar. O que, por sinal, é a nossa próxima dica!
Faça um orçamento de quanto você pode gastar com as compras de Natal
Antes de sair comprando presentes por aí, sente-se para organizar seu orçamento total para as compras de Natal. Não vá gastar todo o 13º salário em presentes, lembre-se de reservar um pouco desse dinheiro para as despesas do próximo ano. Uma vez que você tenha consciência do seu limite financeiro, vai ser bem mais fácil evitar as tentações de fim de ano.
Assim, é importante saber o orçamento exato com o qual você poderá trabalhar. Estabeleça um limite para cada pessoa, baseado no grau de proximidade e de importância de cada relação. Esse passo é fundamental para decidir um teto de gastos realista para suas compras e economizar no Natal.
Caso esteja com o orçamento apertado, ou com contas em atraso, atenção! Priorize regularizar tudo, aproveitando a renda extra do 13º para isso. Evite comprometer ainda mais seu orçamento.
Faça uma lista com todas as compras de Natal
Assim como quando você vai ao supermercado, sair de casa sem uma lista de presentes e presenteados pode acabar saindo caro. Você se esquece de algumas pessoas e acaba tendo que fazer compras de última hora.
É tempo de economizar, proteger seu orçamento e poupar. Portanto, nada de exageros na hora de presentear as pessoas queridas. Reveja sua lista, encontrando outras maneiras de manifestar seu carinho, como um cartão de Natal ou uma visita especial.
Com a lista dos presentes em mãos, você pode começar a pesquisar e comparar preços.
Pesquise os preços
Outra dica muito importante é fazer uma boa pesquisa de preços. Por isso, é necessário começar o seu planejamento com uma certa antecedência. Assim, você vai ter tempo de pesquisar na internet e visitar lojas físicas, aproveitando as promoções e gastando menos do que o previsto inicialmente.
Tente pesquisar o preço de cada produto em pelo menos cinco lugares diferentes. Isso porque, principalmente nessa época do ano, os preços variam bastante! Então, você pode tirar um dia da semana para andar em várias lojas e fazer sua pesquisa.
Também vale dar uma volta pelo comércio para ver os valores dos produtos nas lojas e pesquisar sobre outlets que tenham o presente que você procura. Essas lojas vendem produtos que já saíram de coleção e, por isso, têm preços muito mais baixos do que nas lojas originais.
Além disso, a internet pode ser uma grande aliada. Geralmente, os preços nas lojas virtuais são mais em conta do que nos estabelecimentos físicos. Não corra o risco de comprar um produto em uma loja mais cara só porque ficou com preguiça de pesquisar!
Procure presentes direto com quem fabrica
Essa é uma dica muito especial! Hoje em dia, é possível ter acesso a pequenas empresas e empreendedores que criam produtos incríveis em pequena escala e a um custo muito interessante.
Você pode encontrar acessórios para casa, roupas, itens de papelaria apenas procurando nas redes sociais. Comprar o presente diretamente de quem faz pode ser uma ótima solução para quem busca economia, exclusividade e autenticidade na hora de presentear.
Cuidado com as lembrancinhas
É impossível presentear todas as pessoas com quem convivemos ao longo do ano. Por isso, muita gente opta por comprar lembrancinhas, distribuindo-as entre os amigos. Entretanto, é preciso ter muito cuidado com essa prática.
Normalmente, esses pequenos presentes, juntos, acabam pesando no bolso. Muitas vezes, um telefonema ou um abraço apertado cumprem a função da lembrancinha de um jeito bem mais especial e barato!
Pechinche o preço durante as compras de Natal
Definido o que comprar, pesquise preços e pechinche na loja escolhida. Não tenha vergonha de pechinchar, principalmente se você for pagar à vista. Qualquer pequeno desconto que você conseguir é um dinheiro a mais que fica na sua conta e que você pode utilizar depois.
Geralmente, as lojas estão preparadas para os pedidos de desconto e, por isso, já têm uma margem prevista para oferecer aos seus clientes.
Use sites de comparação de preços
Você gosta fazer compras sem sair de casa, mas tem dificuldade na hora de comparar os preços entre as lojas? Nesse caso, a melhor dica é visitar sites específicos que comparam preços entre os sites. Eles são ferramentas incríveis e que ajudam muito na hora de economizar! Procure sites como o Buscapé e Zoom, por exemplo.
Utilize um aplicativo de controle financeiro
Usar um aplicativo de controle financeiro é um dos melhores métodos para organizar e entender seus gastos, principalmente durante épocas como o Natal.
Com esses aplicativos você tem acesso a todas as informações sobre suas finanças pessoais de um jeito simples e prático em um só lugar. Em outras palavras, você terá sua vida financeira na palma das mãos, sem planilhas extensas ou arquivos de Excel.
Use o cartão de crédito com cautela
O cartão de crédito é um ótimo meio de pagamento, por isso, o seu uso vem crescendo significativamente no Brasil e no mundo. Entretanto, antes de usar o cartão de crédito é preciso ter cautela, estar ciente do quanto você poderá gastar e se terá condições de pagar a fatura no mês seguinte.
Usar o cartão de modo consciente vai garantir que você entrará em 2022 com o orçamento em dia e sem correr o risco de ter que parcelar a sua fatura.
Não compre por impulso
Se você colocar em prática aquela nossa dica lá de cima, montando uma lista de presentes e definindo um orçamento, é provável que não corra o risco de comprar presentes por impulso.
Porém, vale destacar que as compras feitas por impulso geralmente causam arrependimento. É comum encontrar pessoas que não se planejam, gastam mais do que realmente precisavam e acabam se arrependendo depois.
Época de Natal é sinônimo de ofertas e propagandas tentadoras. Logo, é preciso ter bastante cuidado. Afinal, os grupos de marketing fazem campanhas específicas para a data e costumam ter bastante sucesso nessa atividade.
Seja comprando para você, familiares ou amigos, procure cumprir a tarefa com consciência, respeitando seu orçamento e, principalmente, definindo prioridades. Na hora da compra, lembre da tradicional (e salvadora) pergunta: “eu quero ou eu preciso?”.
Fuja de presentes excessivos e caros
Como já falamos, é muito fácil se empolgar nessa época do ano. Você acaba gastando muito, pensando que os presentes mais caros agradarão mais. Mas isso não é verdade. Procure lembrar de algum comentário que seu colega ou familiar tenha feito, que pode dar uma dica para você achar o presente perfeito para aquela pessoa.
Na maioria das vezes, esta estratégia leva a comprar presentes não muito caros, como livros e CDs, mas que agradam bastante. Afinal, você demonstra para aquela pessoa que realmente a ouve, e que tem prestado atenção em suas conversas e conhece seus gostos.
Evite comprar apenas em shoppings
Muitas pessoas tendem a fazer todas as compras de Natal em shoppings centers e esquecem as outras opções. Saiba que você pode comprar os presentes e as decorações em pequenos comércios e feiras. Sendo assim, procure as lojas do seu bairro ou do centro da cidade. Outra opção popular é usar a internet para comprar os produtos. Mas dê uma atenção especial aos prazos de entrega.
Com toda a certeza você não vai querer chegar no feriado com as mãos abanando por causa de atrasos. Aliás, comentamos sobre isso na dica a seguir.
Fique de olho no preço e no prazo do frete das compras online
Alguns cuidados devem ser levados em consideração na hora de fazer compras online. Antes de mais nada, observe o prazo de entrega, para ter certeza que seus presentes estarão em suas mãos antes do dia 24 de dezembro. Além disso, fique atento ao valor do frete que, muitas vezes, são mais caros que os próprios produtos. Aproveite também para consultar a reputação da empresa em sites como o Procon e Reclame Aqui.
Fique atento à forma de pagamento das compras de Natal
Pode ser dinheiro, cheque, cartão, carnê entre outros. Desde que se encaixe na sua situação financeira. Verifique se há descontos no pagamento à vista e, em caso de parcelamento, avalie muito bem se as parcelas cabem, de fato, no seu bolso.
Cuidado com a cobrança de juros
Às vezes, a vontade de comprar algo é tão grande, que a pessoa nem se importa de parcelar a perder de vista, pagando depois uma alta carga de juros por isso. Por isso, tenha calma! Observe muito bem as condições oferecidas e compare o valor sem juros e o valor total a ser pago, se você financiar, com juros.
Certamente será muito mais interessante você juntar dinheiro e comprar o produto depois, em outras condições muito mais favoráveis. Pense bem!
Tente pagar as compras de Natal à vista
Sempre que possível, faça as compras de Natal com pagamentos à vista. Desse modo, você irá ganhar descontos nos preços dos produtos e não vai precisar se preocupar com inúmeras parcelas no cartão de crédito, por mais que seja um cartão sem anuidade.
Quem compra à vista também ganha o poder de barganha, ou seja, poder de negociar. E se você for bom nisso, pode conseguir um preço ainda melhor.
Se você não puder comprar tudo à vista, o indicado é fazer o mínimo de parcelas, lembrando que não é recomendável comprometer mais de 30% do orçamento com dívidas.
Seja criativo com os presentes
É muito bom surpreender quem a gente ama com o melhor presente de todos, mas nem sempre o melhor quer dizer, necessariamente, o mais caro. Nesse sentido, outra dica importante é buscar alternativas para economizar o máximo possível com os presentes. Cartões, álbuns de fotos, artesanatos feitos em casa ou roupas de cama, mesa e banho personalizadas caem muito bem nessa época do ano.
Por que comprar, se você pode fazer? Se você possui ou quer desenvolver novas habilidades, pensar em presentes e decorações de Natal que você possa fazer com as próprias mãos é uma ótima ideia. Fazer com suas próprias mãos as lembranças, preparar receitas como pão de mel, bombons, bolos, tortas e embalar com carinho, pode ser muito mais significativo e atencioso do que um produto comprado em um shopping.
Pode também ser um bordado, um artesanato ou até mesmo um desenho. As possibilidades são diversas! Entretanto, caso você não consiga pensar em nada, acesse a internet e procure tutoriais para aprender novas habilidades. Você não precisa prejudicar seu orçamento para demonstrar seu afeto às pessoas. Deixe a criatividade falar mais alto e busque formas de presentear, a um menor custo.
Fica bem mais em conta e você ainda presenteia de forma única e especial. Afinal, nada melhor do que ganhar um presente que é a nossa cara e que foi pensado com carinho.
É importante presentear de acordo com suas possibilidades. Um presente criativo pode custar baratinho ou nem custar nada.
Reserve dinheiro para imprevistos
Esqueceu de comprar o presente para o amigo secreto? Vai a uma festa e não tem com o que presentear o anfitrião? Você provavelmente já passou por uma situação parecida antes.
Por essa razão, não deixe de reservar uma parcela do seu orçamento para gastos com imprevistos nessa época do ano. Crie um fundo de Natal para situações inesperadas, como estas, e utilize com moderação.
Aproveite a Black Friday
A Black Friday acontece na última sexta-feira de Novembro, praticamente um mês antes do Natal. Sabendo disso, procure se planejar com antecedência e aproveite para fazer as compras e economizar nessa data, que tem, geralmente, descontos em vários tipos de produtos.
Não deixe as compras de Natal para a última hora
Não perca tempo! Aproveite o período que antecede o Natal para antecipar suas compras, pois os preços tendem a aumentar com a chegada da data.
Além disso, a variedade de produtos diminui, as filas aumentam e você não vai ter tempo para comparar valores. E é claro que você não vai querer estar em busca de presentes na véspera do feriado, não é mesmo? Comprar com pressa nunca é bom!
Por isso, planeje-se e faça o possível para fazer compras com antecedência. Mas atenção com prazos para trocas, muitas empresas restringem o período para trocar as mercadorias. Portanto, se for comprar com muita antecedência, dê preferência para produtos ou presentes que você tenha certeza que não necessitará ser trocado pelo presenteado.
Lembre-se dos gastos do início do ano
Longe da gente querer estragar a sua festa, mas é preciso ter cuidado e moderação. Todo início de ano é a mesma coisa: gastos com IPVA, IPTU, escola dos filhos, compra do material escolar. Então, tenha isso em mente quando for às compras de Natal.
Aproveite as ofertas de janeiro
Outra dica para economizar no Natal é comprar algumas coisas que precisa em Janeiro, se você puder adiar alguns presentes para depois da data.
Afinal, após o réveillon, muitas lojas entram em liquidação para queimar o estoque do ano anterior. Ou seja, é uma boa oportunidade para você aproveitar as ofertas. Mas use essa dica com cautela! Se você não precisa fazer compras nesse período, então não compre.
Quer uma dica extra? Antes de comprar se pergunte: eu quero? Eu posso? Eu preciso? O preço está realmente bom? Caso a resposta para alguma dessas perguntas seja não, então nada de comprar!
Por fim, lembre-se de ter cuidado com os gastos no seu cartão de crédito nesse período do ano. Gaste apenas aquilo que você terá condições de pagar ao receber a sua próxima fatura.
Pronto! Agora é só procurar sempre lembrar dessas dicas na hora de fazer suas compras de Natal. É economizando aqui e ali que você conseguirá curtir essa festa sem comprometer o seu orçamento.
Se quiser saber mais sobre como economizar e otimizar o seu dinheiro, acompanhe os conteúdos e dicas aqui no nosso blog! Se você tem suas próprias dicas sobre como economizar no Natal ou ficou com alguma dúvida a respeito deste conteúdo, é só deixar um comentário aqui e compartilhar suas dúvidas e ideias!