Cuidados que se deve ter com o cartão de crédito
Trilha da Conquista
23/02/17
O cartão de crédito pode passar de mocinho a vilão em dois tempos. Para que isso não aconteça com você, listamos alguns cuidados importantes para que as coisas não fiquem fora de controle.
O “dinheiro de plástico” pode ser uma mão na roda na vida das pessoas. Seja para fazer compras no supermercado, um eletrodoméstico, móvel ou até passagens aéreas. O cartão de crédito parece sempre salvar nossa vida.
No entanto, é preciso tomar muito cuidado com ele. Justamente por não “vermos” o dinheiro ser gasto, fica mais fácil passar dos limites e gastar mais do que realmente podemos pagar. Então que tal aprender de vez a usá-lo para que as coisas não virem uma bola de neve? Observando as dicas abaixo, a gente garante: você nunca mais vai se endividar.
– Decidiu que é hora de ter um cartão de crédito? Então tenha em mente que o limite deve ser 50% inferior ao seu salário.
– Sempre, sempre, sempre pague o valor total da fatura. Quando você quita só o valor mínimo, os juros sobem absurdamente. Caso você não possa arcar com esse custo, entre em contato com o seu banco para negociar.
– Pense muito bem antes de realizar qualquer compra. Pergunte a você: realmente preciso disso? Poderei bancar as parcelas sem comprometer meu orçamento? Cuidado ao realizar compras por impulso.
– Controle os parcelamentos de suas compras.
– Negocie com o seu banco a taxa de anuidade do cartão. Saiba que é possível, inclusive, pedir a sua isenção.
– Se você tem um salário fixo, o ideal é ter apenas um cartão. Se além do ganho regular, tiver outras entradas de dinheiro, o número máximo de cartões é 3. Mais que isso fica fácil se descontrolar.
– O cartão de crédito pode te oferecer algumas vantagens, como programas de fidelidade e milhagens. Procure saber quais benefícios o seu cartão oferece.
– Cuidado ao usá-lo no exterior ou em compras em sites estrangeiros. A taxa IOF de compra é alta, 6,38%.
– Limite muito alto é uma porta de entrada para o descontrole. Peça para sua operadora diminuir esse valor se não for uma pessoa muito disciplinada.
– Em hipótese alguma, atrase o pagamento das faturas. Os juros são altíssimos.
– Crie o hábito de conferir seu extrato semanalmente. Assim você sabe em que está gastando e quanto ainda tem de limite.
– Mantra para a vida: o cartão de crédito não é um complemento da sua renda.
Não deixe de compartilhar essas dicas com os seus amigos e familiares e até a próxima.