O que comprar para morar sozinho? Confira a lista
Sendo assim, criamos essa lista para te ajudar a montar uma casa prática, confortável e com a sua cara.
O que comprar para morar sozinho?
A primeira coisa que você deve lembrar é que dá pra começar aos poucos. Grave isso, não tem problema se começar a passos curtos, lembre-se que agora você possui mais responsabilidades e não pode se comprometer. Então, não compre tudo de uma vez para não ficar pendurado em dívidas. Priorize o essencial e vá incrementando sua casa conforme o tempo passa e o orçamento permite. Aqui vão alguns itens indispensáveis para cada cômodo.
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Sala
Esse é o espaço onde você vai relaxar, receber amigos ou maratonar séries. Sendo assim, o básico para ela são móveis que garantirão conforto e praticidade.
- Sofá ou futon: confortável e prático, porque ninguém merece se sentar no chão por muito tempo.
- Mesa de centro ou lateral: perfeita para apoiar sua bebida e deixar os controles, para que eles não desapareçam.
- Luminária ou um abajur: vai garantir um toque aconchegante e um clima mais íntimo para a noite do cinema em casa.
Quer decorar sem gastar muito? Então aposte em almofadas coloridas, um tapete e quadros simples que combine com o seu estilo.
Cozinha
Mesmo se você não for um entusiasta do Masterchef, ainda sim vai precisar de uma cozinha funcional. Portanto, esse é o básico que você deve investir:
- Geladeira: essencial para qualquer pessoa que pretenda comer em casa.
- Fogão ou cooktop: você pode até gostar de delivery, mas vai querer fazer algo simples de vez em quando, além de economizar com refeições caseiras.
- Utensílios básicos: um conjunto de panelas, frigideira, talheres, pratos, copos, escorredor de louça e uma tábua de corte já são suficientes para começar.
- Lixeira e panos de prato: pequenos, mas muito úteis no dia a dia.
Ah, e se quiser dar um toque especial, adicione um jogo de potinhos, para organizar mantimentos, e vidrinhos, para seus temperos. Essa dica é um verdadeiro milagre para o aproveitamento de espaço.
Quarto
O quarto é o seu cantinho de descanso e ele deve ser indiscutivelmente confortável. Portanto, para garantir isso, comece com:
- Cama ou colchão: não precisa ser a cama mais luxuosa, mas invista em um colchão confortável para boas noites de sono.
- Roupa de cama: dois jogos de lençóis, um edredom e travesseiros já são suficientes para começar.
- Cortinas ou persianas: são indispensáveis para garantir privacidade e controlar a luz que entra no ambiente.
Além disso, se sobrar uns trocadilhos, considere comprar um armário compacto, ou confie nas araras para organizar suas roupas e sapatos provisoriamente.
Banheiro e lavanderia
Esses dois espaços exigem itens específicos, mas ainda sim fundamentais:
- Toalhas de banho e rosto: no mínimo duas de cada para facilitar a rotina.
- Produtos de higiene e limpeza: saboneteira, lixeira, escova de vaso sanitário, desinfetante e detergente são essenciais.
- Balde, vassoura e rodo: sim, você vai precisar limpar a casa (infelizmente, não tem como fugir disso).
- Varal e prendedores de roupa: fundamentais para quem não quer roupas úmidas espalhadas pelos móveis.
Como economizar na hora das compras?
Agora que você sabe o que precisa comprar, a pergunta é como encaixar tudo isso no orçamento? Com um bom planejamento e algumas estratégias, dá para montar a casa sem estourar as finanças. Então, veja como:
Planeje-se com antecedência
Evite o impulso de comprar tudo de uma vez. Portanto, comece listando as prioridades e vá adquirindo os itens aos poucos, conforme sua necessidade e condições financeiras.
Defina um orçamento
Determine quanto você pode gastar. Assim, saber exatamente o valor disponível evita surpresas desagradáveis no final do mês e ajuda a focar no essencial.
Faça uma lista dos itens necessários
Liste absolutamente tudo o que você precisa, separando por cômodos. Assim, fica mais fácil visualizar o que é realmente essencial e o que pode ser adiado. A dica aqui é focar no funcional!
Corte gastos desnecessários
Será que você precisa mesmo de um jogo de louça para 12 pessoas? Ou daquela cafeteira que só funciona com cápsulas caras? Seja prático e evite comprar coisas que você não vai usar com frequência.
Busque formas de fazer uma renda extra
Se o orçamento está apertado, considere alternativas para aumentar sua renda. Assim, vender itens antigos, fazer freelas ou até abrir um bazar são opções que podem ajudar a juntar uma graninha extra para os itens da casa.
Faça um chá de casa nova
Convide amigos e familiares para um encontro especial. Peça que cada um traga um item simples e útil, como panos de prato, potes ou talheres. Além de ser uma forma econômica, fazer um chá de casa nova também é uma oportunidade de celebrar esse momento único.
Busque ofertas
Por fim, fique de olho em promoções, feiras de usados e marketplaces online. Afinal, muitas vezes, dá para encontrar produtos em ótimo estado e por preços bem mais baixos. Comprar móveis e eletrodomésticos usados é uma excelente forma de economizar.
Morar sozinho é uma jornada cheia de aprendizados e experiências inesquecíveis. Montar sua casa pode parecer desafiador no início, mas com planejamento, foco no essencial e boas doses de criatividade, você vai ver que tudo se ajeita. Portanto, lembre-se, não precisa ter tudo perfeito logo de cara, o importante é começar e ir ajustando aos poucos. Afinal, mais do que uma casa bem equipada, o que transforma esse espaço no seu lar é o carinho e a sua personalidade!
Agora que você já sabe o que comprar para morar sozinho, confira mais dicas de decoração para o seu lar no Blog da Tenda!
Comentários
0
Veja também
Mais lidos