FAÇA VOCÊ MESMO: ABAJUR COM TAÇA DE VINHO
Casa e Decoração
30/09/19
Para quem gosta de colocar as mãos na massa, o mundo da decoração e do design de interiores traz inúmeras possibilidades. O abajur de taça, por exemplo, faz parte daquelas sacadas de décor que, quando vistas pela primeira vez, nos fazem questionar: como ninguém pensou nisso antes?
Assim, o nosso “faça você mesmo” de hoje é simples, prático e vai deixar a sua casa ainda mais bonita e luminosa. Vamos reaproveitar taças de vinho para fazer abajures, que você pode colocar sobre diferentes móveis e/ou usar em datas especiais. Confira!
Como fazer abajur de taça de vinho?
Para começar, reúna os materiais necessários. Você vai precisar de:
- cúpula de abajur, que você encontra em lojas de decoração e materiais de construção (solte a imaginação e escolha a estampa que você mais gosta);
- taça de vinho;
- velas para réchaud (com suporte de alumínio) ou velas flutuantes (é bom ter um pequeno estoque, para acender o abajur sempre que desejar).
Monte a cúpula conforme a orientação da embalagem. O processo costuma ser bem simples: basta dobrar e encaixar.
Em seguida, encha a taça com um pouco de água. Deixe uma margem de, pelo menos, 2 cm da borda, para evitar que derrame.
Acenda a vela e deposite-a na taça com água, com cuidado para não se queimar. Encaixe a cúpula no bojo da taça. Seu abajur está pronto!
É possível fazer a cúpula, em vez de comprar pronta?
Com certeza! Esse é o espírito DIY! Na internet, você encontra moldes para imprimir (em sulfite A4 mesmo). Busque por “molde para cúpula de abajur taça”. Mas, se preferir, você pode desenhá-lo a mão.
Para dar certo, preste atenção ao tipo de papel. Nossas sugestões são as seguintes:
- papelão e papel color set: faça o molde no papelão. Passe cola em bastão e grude sobre o papel color set (estampado). Deixe secar, recorte e monte a cúpula;
- papel vegetal (100g de gramatura): você pode imprimir o molde e a arte (estampa) que desejar diretamente nele, em vez do sulfite. Depois é só recortar e montar.
Antes de começar, mais uma dica: separe os materiais auxiliares, como lápis, tesoura ou estilete, cola ou fita dupla face. Para facilitar, faça uma lista e veja se não está faltando nada.
Por fim, decore a cúpula como desejar. Você pode:
- escrever mensagens (motivadoras, engraçadas, religiosas etc);
- fazer desenhos ou pinturas (caso domine essas artes);
- aplicar patchworks, pedrarias, miçangas, entre outros adereços.
Quais outros tipos de taças podem ser usados?
Sabe aquele conjunto de taças que você ganhou de presente de casamento e está juntando poeira? Use a criatividade para lhe dar vida nova!
Em vez da taça de vinho, também é possível usar outros tipos, desde que tenham haste comprida. Um bojo grande, por sua vez, facilita a colocação da vela. São boas alternativas:
- taça para água;
- taça de martini;
- taça para margarita.
Como usar o abajur de taça na decoração do lar?
O abajur de taça é ideal para decorar apartamentos pequenos, pois ocupa pouco espaço. Isso sem falar no charme e sensação de aconchego, conferida pela iluminação baixa.
Outro ponto positivo é que basta adaptar a cúpula para usá-lo em diferentes cômodos. O importante é que os demais móveis e objetos conversem com o abajur. Por isso, considere o estilo de decoração usado no ambiente. Inspire-se com estas dicas.
Na sala
Na sala de estar, evite deixar o abajur muito próximo das cortinas, que podem derrubá-lo com o vento. Em relação à estampa da cúpula, você pode optar pela mesma paleta de cores do sofá, por uma cor neutra ou escolher um tom de destaque.
Também é possível usar o abajur sobre a mesa, especialmente quando for receber amigos para jantar. Ele é ótimo como arranjo, pois a altura da taça não interfere na visão das pessoas, que conseguem se olhar enquanto conversam.
Na cozinha
A maioria das cozinhas pequenas conta com nichos e prateleiras, nos quais sempre sobra algum espaço livre, ideal para pôr um item especial. Aproveite para decorá-lo com o abajur de taça.
Mas atenção: esse tipo de objeto funciona como ponto focal. Por isso, coloque-o em um local que fica sempre arrumado. Evite áreas muito usadas no dia a dia, como em cima da pia, que costumam ficar desorganizadas.
No quarto de casal
O abajur de vela é ideal para tornar o quarto mais aconchegante. Experimente posicioná-lo próximo à cama e desfrute da meia-luz para relaxar.
No quarto das crianças, no entanto, é melhor dispensá-lo, para prevenir acidentes com a vela. Prefira uma luminária convencional.
No banheiro
Esse é o tipo de detalhe capaz de mudar a cara do banheiro. Encontre uma superfície estável e posicione o abajur. Mas a cúpula precisa ser revestida com papel autoadesivo por causa da umidade.
Como usar o abajur de taça em ocasiões especiais?
O abajur ajuda a criar um efeito intimista, perfeito para ocasiões especiais. Veja como usá-lo em diferentes datas comemorativas.
Dia dos namorados ou aniversário de namoro
Para criar um clima de romance ideal, apague as luzes e deixe apenas a iluminação do abajur. Mas teste o efeito com antecedência e, se achar que ficou muito escuro, faça mais abajures.
Posicione-o(s) onde preferir: na sala de jantar ou no quarto. Um dos abajures pode ser dado, inclusive, de presente. Para isso, personalize a cúpula de uma forma especial, escrevendo uma declaração de amor.
Noite de Natal ou de Ano Novo
Veja que maneira ótima de decorar a casa para receber a família. O melhor? Gastando pouco!
O abajur para a noite de Natal deve seguir as mesmas cores empregadas no restante da decoração. Se for a tradicional combinação de vermelho e verde, use-a também na cúpula; se o visual for mais clean, predominantemente branco, siga o estilo.
Aniversário de adultos
Por mais simples que seja, a decoração de uma festa de aniversário, geralmente, tem um tema ou, ao menos, algumas cores definidas. Elas aparecem nos copos e pratinhos descartáveis, por exemplo.
Assim, basta que a cúpula dos abajures (use várias unidades, para deixar o local bem especial) respeite a temática do décor. O efeito visual cria uma linda atmosfera de festa!
Festa junina
Há famílias que fazem questão de fazer uma minifesta junina em casa, para reunir os amigos e se deliciar com as maravilhosas comidas típicas. Para entrar no clima de São João, a cúpula pode ser xadrez, de jeans com remendos, de chita etc. Aproveite o material que tiver em casa!
Assim, essas são apenas algumas maneiras de usar o abajur de taça na decoração do lar e em ocasiões especiais. Seja qual for o ambiente escolhido, o resultado é sempre encantador. Por fim, antes de escolher a estampa da cúpula, pense onde vai posicioná-lo e considere, também, o estilo do cômodo. Tomando esses cuidados, não tem como o resultado não ficar incrível!
Se você curte ideias sobre aproveitamento de objetos, tutoriais de “faça você mesmo” e dicas sobre decoração, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!