DIA DO CHURRASCO: DICAS PARA APROVEITAR A DATA
Quando é o Dia do Churrasco?
A data de 24 de abril foi a escolhida para celebrar essa paixão mundial, o churrasco. Essa comida típica surgiu no Brasil com os tropeiros, que iam para o Sul em meados do século XVII. Porém, hoje em dia a comida ganhou o coração de todas as regiões e é considerado um dos preparos mais tradicionais dos finais de semana.
É possível fazer um churrasco em apartamento?
Antes de mais nada, saiba que não é preciso ter uma varanda ou quintal para fazer um bom churrasco, pois um bom assado por ser feito em qualquer lugar. Assim, é possível fazer com uma frigideira ou panela de ferro. O que faz um bom churrasco é a prática de unir pessoas que se gostam e confraternizar à mesa com uma boa comida.
Agora, antes de começar seu churrasco em apartamento, é fundamental que você entenda bem o local. Conheça as regras do condomínio para evitar dores de cabeça. Mesmo se houver uma churrasqueira disponível, como no caso dos apartamentos Tenda, é bastante provável que haja horários específicos para o uso delas.
Caso você escolha fazer o churrasco dentro do seu próprio apartamento, é importante pensar nos melhores acessórios de trabalho.
Por isso, para celebrar a data do jeito certo mesmo sem sair de casa, reunimos algumas dicas para te ajudar a fazer um delicioso churrasco.
Dicas para acertar no churrasco em casa
Nada muda a vontade dos brasileiros por um bom churrasco. Por isso, é sempre bom explorar novos truques para preparar o prato em casa e se deliciar com quem estiver por perto. Desde já, lembre-se: não existem regras para preparar um churrasco perfeito. Ainda assim, algumas dicas e truques são sempre bem-vindos.
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Churrasqueira portátil
No caso de um churrasco em apartamento, é bastante válido comprar uma churrasqueira portátil a carvão. Para que ela não tome muito espaço, opte por versões menores. No entanto, você terá que tomar cuidado redobrado com a fumaça. Se sentir que isso será um problema, pelo risco de ela invadir as áreas internas do imóvel ou, pior, os apartamentos vizinhos, considere adquirir churrasqueiras movidas a gás.
Do mesmo modo, os grills e as churrasqueiras elétricas também são boas opções, eles podem ser úteis e funcionais. Há, inclusive, versões de churrasqueiras elétricas que, assim como um cooktop, podem ser embutidas na cozinha.
Mas, se você faz muita questão de ter o carvão, temos uma dica bem legal: em uma panela de ferro fundido com cerca de 25 cm de diâmetro e funda, coloque o carvão e, na boca da panela, coloque a grelha. Use o próprio fogão como aquecedor. Quando o carvão estiver incandescente, coloque a carne. É sucesso garantido!
Escolha das carnes
O churrasco começa na identificação dos cortes, já que cada tipo de carne tem o seu sabor e modo de preparo. No Brasil, os cortes tradicionais, como picanha, maminha, fraldinha, alcatra, costela e contra filé, fazem parte da maioria dos churrascos e tem seu sucesso garantido.
Com a finalidade de evitar muita fumaça no seu churrasco em apartamento, a escolha da carne precisa ser cautelosa. Prefira cortes em bife, pois eles assarão mais rápido e usarão menos espaço na grelha, o que é útil principalmente se sua churrasqueira for pequena.
Acima de tudo, lembre que carne cara nem sempre é sinônimo de qualidade. A dica aqui é conhecer a procedência do produto e ter um local de confiança para compra é a forma mais segura de se ter o melhor produto. As carnes são divididas em cortes comuns e especiais.
Tempero ideal
O sal grosso já é o suficiente, porém há espessuras ideais para diferentes cortes de carne. Por exemplo, para uma peça de 1kg, o melhor é usar o sal grosso de grãos médios, enquanto que, para cortes menores, o sal grosso de grãos finos é o indicado. Para quem gosta de outros temperos, misturar ervas frescas, como alecrim e tomilho, com o sal grosso é uma boa pedida.
Facas
Um kit com várias facas sempre impressiona os convidados. Agora, uma faca boa é uma faca afiada, o que faz toda a diferença no churrasco. Isso facilita trabalho e não estraga a peça de carne no corte. Além disso, agiliza o momento de proporcionar e servir o churrasco, além de diminuir o risco de acidentes.
Em relação ao tamanho das facas, é importante entender o tamanho da carne. Ao cortar peças maiores e cruas na dimensão desejada, uma faca grande evita que você fique “serrando” a carne, não comprometendo a qualidade das fibras e, visualmente, do corte. Já para auxiliar o corte das carnes prontas sobre a tábua, use uma faca menor, que facilita o manuseio e aumenta a precisão.
Carvão
Para opções em áreas externas, a quantidade de carvão é muito importante. Quem nunca foi a um churrasco em que o carvão acabou durante a festa? Para não ter essa surpresa, basta seguir essa dica: a mesma quantidade que você comprar de carne, você compra de carvão. Se for fazer 10 kg de carne, compre 10 kg de carvão. Se quiser garantir, compre 50% a mais, ou seja, 15 kg. Caso sobre, tudo bem, guarde para o próximo churrasco.
Brasa
Acender o carvão é um processo demorado. Você vai querer somente as brasas que se formam depois que o carvão queimou, não as labaredas. Por isso, acenda a churrasqueira mais ou menos uma hora antes de começar a colocar as carnes na churrasqueira.
Churrasco sem carne
Para aqueles que não gostam ou não consomem carne, há opções para aproveitar o churrasco. A farofinha, o arroz, o pão e a salada são os principais acompanhamentos do churrasco. Essas guarnições são responsáveis por equilibrar o sabor das carnes, que são mais pesadas e salgadas. Mas esses acompanhamentos também podem ser o começo de um churrasco de respeito sem carne. Legumes, verduras e frutas são uma ótima opção para servir para os seus amigos.
Alimentos como batatas, cebola, berinjela, abobrinha, pimentão, tomate, cogumelos, milho, queijo coalho e abacaxi ficam ótimos grelhados. Algumas sugestões de combinações: batata com queijo derretido acompanhada de temperos; espetinho grelhado de tomate, pimentão, abobrinha e cebola; abacaxi com canela; morango e banana cobertos de chocolate branco ou ao leite; e banana assada recheada de quadradinhos de chocolate. O importante é todo mundo aproveitar, não é?
Gostou das dicas? Então continue sempre acompanhando nosso blog. Temos sugestões de decoração, economia e muito mais!
Comentários
0
Veja também
Mais lidos