FESTA JUNINA: VEJA NOSSAS DICAS DE COMO COMEMORAR E SE DIVERTIR EM CASA
Conheça nossas dicas para preparar a decoração, a comida típica e brincadeiras para as crianças!
A origem da festa junina
Essa comemoração, que acontece durante todo o mês de junho, é comum em todas as regiões do Brasil desde o século XVI. Inicialmente, a festa era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
A festa junina conta com danças típicas, como as quadrilhas e comidas deliciosas a base de milho e amendoim, como canjica, pamonha e pé de moleque, por exemplo. Tudo de bom, não é?
Curiosidades sobre a data
Antes de mais nada, é claro que uma época tão boa conta com diversas curiosidades. Confira!
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Segunda maior festa popular do Brasil
A festa junina é a segunda maior festa popular do Brasil, só perdendo para o carnaval. A maior festa junina do mundo acontece em Campina Grande. Ela dura um mês inteiro e tem shows, campeonato de quadrilhas e casamento coletivo. Chega a atrair mais de 2 milhões de pessoas.
Presente na Europa
Acredite, as festas juninas são heranças que vêm da Europa. A festa acontece por lá até hoje, principalmente nos países de influência católica. Originalmente, porém, comemorava-se o solstício de verão no Hemisfério Norte.
A quadrilha tem origem francesa
A quadrilha é inspirada na quadrille, uma dança original da nobreza europeia. As palavras “anarriê”, “alavantú” e “balancê”, usadas na marcação da quadrilha, ainda são remanescentes da versão francesa. Elas significam: em volta, para a frente, e movimentando. Entretanto, no Brasil, temos as ótimas influências do xote, forró e baião.
Dicas para comemorar dentro de casa
Montar uma festa junina em casa é possível. Com as dicas abaixo, é possível comemorar a data de uma maneira especial e divertida. Dá uma olhada!
Decoração
Em primeiro lugar, aposte na decoração. Bandeirinhas feitas de papel, balões de E.V.A e muito mais. Para isso, é só recortar alguns papéis de seda coloridos, grampeá-los em uma fita ou barbante e pronto, é só pendurar.
Use também tecidos xadrez para enfeitar as mesas e cadeiras. Além disso, espalhe pequenos vasos de girassóis e outras flores bem coloridas. A ideia é usar e abusar do laranja, amarelo, azul, vermelho e rosa. Assim, você cria um clima de arraial com muitas cores, estampas floridas e xadrez para enfeitar a casa.
Mesa posta
Para tornar a mesa o centro das atenções, utilize tigelas e pratos de barro para colocar as comidas e criar um clima meio rústico e caipira. Forre com tecido xadrez ou coloque algumas fitas coloridas sobre ela, assim como algumas bandeirinhas.
Ao mesmo tempo, coloque guardanapos de pano ou de papel colorido em uma cestinha de palha e encha de guloseimas. Outra ideia divertida é fazer pequenas bandeirinhas para colar em palitos de dente e espetar nas comidas.
Roupas
Essa é a parte mais divertida! O traje xadrez é essencial para qualquer festa junina em casa. Ainda assim, há espaço para uma enorme variedade de opções. Roupas com remendos, camisas quadriculadas de flanela, vestidos de cores chamativas, chapéus de palha, sardas e bigodes. Isso sem contar o chapéu de palha, as duas tranças no cabelo com fitinhas.
Então, já entrou no clima? Vista uma calça jeans e sua camisa favorita, faça uma maquiagem divertida de festa junina e você vai estar pronto para curtir!
Receitas
As pessoas costumam esperar o ano todo para se deliciarem com as comidas típicas dessa época. Por isso, lembre-se das receitas que não podem faltar na sua casa:
- bolo de milho;
- canjica;
- pamonha;
- maria mole;
- milho cozido;
- pinhão;
- pão de queijo;
- pipoca;
- pastel;
- paçoca;
- doce de abóbora;
- pé-de-moleque;
- arroz doce;
- bolo de fubá.
Agora, se a ideia não for cozinhar, existem várias opções de “kits de festa junina” em que você recebe uma caixa já recheada de quitutes de quermesse para curtir em casa. Procure uma em sua cidade para entrega ou retirada no local.
Brincadeiras
Existem diversas brincadeiras típicas, que podem ser criadas na sala, para alegrar a noite com a família e amigos. As principais opções são:
- Bingo: você pode comprar cartelas ou baixar algum aplicativo gratuito. Não se esqueça de separar uns docinhos para a prenda;
- Pescaria: recorte uma cartolina em formato de peixinhos, fincá-los em uma caixa de areia e colar um clipe na ponta (boca). Amarre barbante em um pedaço de madeira e, na ponta, coloque um clipe aberto no formato de anzol.;
- Pegue a maçã: distribua algumas maçãs em uma bacia com água. Quem conseguir pegar a maçã com a boca em menos tempo, ganha;
- Corrida de saco: os competidores entram dentro de um saco e vão aos pulos até a linha de chegada. O primeiro a cruzar a linha vence;
- Tiro ao alvo: coloque latas empilhadas e, com uma bolinha, as crianças precisam derrubar o maior número delas;
- Quadrilha: é claro que essa brincadeira não poderia ficar de fora da sua festa junina em casa! Todo mundo de casalzinho, um som caipira e todos à caminho da roça!
Comemoração virtual
Por fim, nós sabemos que festa junina é mais divertida quando todos podem estar presentes. Porém, se isso não for possível, lembre que as videochamadas são uma boa saída para comemorar junto. Dessa maneira, combine o dia, a hora e plataforma com seus familiares e amigos.
Além disso, também é possível combinar diversas atividades. Por exemplo, planejem uma partida de bingo online. Da mesma forma, envie aquela declaração para uma pessoa especial, no melhor estilo correio elegante. Assim, todos vão poder curtir, mesmo que à distância.
E então, gostou das dicas? Então acompanhe nossos conteúdos também no Facebook e Instagram!
Comentários
0
Veja também
Mais lidos