Aprenda como fazer cabeceira de cama com almofada
Esse modelo é tendência em apartamentos pequenos, pois permite guardar toda a roupa de cama e de banho da família. No entanto, se você sente falta de um lugar aconchegante para encostar, acompanhe este artigo e aprenda como fazer cabeceira de cama.
Providencie os materiais e as ferramentas indicadas e siga os nossos passos para ter uma cabeceira charmosa. Se você nunca fez nenhum trabalho manual para a sua casa, essa é uma ótima maneira de começar!
Vantagens de ter uma cabeceira de cama almofadada
A primeira vantagem é referente à apresentação. A ausência da cabeceira deixa a sensação de que alguma coisa está faltando, mesmo em cômodos com inspiração minimalista. Afinal, trata-se de um acessório capaz de dar personalidade ao quarto.
A segunda vantagem diz respeito ao conforto, ainda mais quando se trata de uma versão almofadada. A cabeceira faz toda a diferença na hora de assistir a um filme ou ler um livro, acabando com a dor nas costas provocada pelo contato direto com a parede.
A terceira vantagem é para quem tem filhos. Quando os bebês estão começando a engatinhar, a cabeceira evita que batam a cabeça na parede. Já quando estão maiores e decidem usar a cama dos pais para virar cambalhotas ou outras estripulias, a proteção continua.
Materiais para fazer cabeceira de cama com almofadas
Para facilitar, compre as madeiras cortadas nas medidas certas. Você pode ir a um marceneiro conhecido ou em algum home center. Para fazer uma cabeceira de cama com almofada, você vai precisar de:
- chapa de compensado (180 x 60cm);
- tecido de sua preferência (300 x 150cm, aproximadamente);
- chapa de madeira com 3mm de espessura (180 x 60cm);
- espuma de 3cm de espessura (180 x 60cm);
- régua grande (de metal);
- lápis;
- tesoura;
- estilete;
- fita dupla face (ou cola quente ou cola para madeira);
- buchas;
- parafusos;
- furadeira;
- chave Philips;
- cola spray;
- grampeador de tapeceiro.
Passo a passo: como fazer cabeceira de cama
Confira os passos a seguir para fazer uma cabeceira de cama com almofadas e deixe o seu quarto muito bem decorado. A montagem é bem mais simples do que você imagina!
- Meça a parede e marque onde ficará a cabeceira. Fixe a chapa de compensado, colocando buchas e parafusos com a furadeira.
- Prepare as almofadas. Mande cortar 18 retângulos (30 x 20cm cada) na chapa de madeira de 3mm.
- Corte a espuma com um estilete, usando o retângulo de madeira como base.
- Limpe a mesa de trabalho e estique o tecido. O suede em tom neutro é uma boa opção.
- Atenção: o tecido sempre precisa ser um pouco maior do que a base, para dar o acabamento (prender atrás). Corte-o em 18 pedaços (45 x 35cm cada).
- Cole as espumas cortadas nas chapas de madeira, usando a cola spray.
- Coloque as chapas (com a espuma para baixo) sobre o avesso dos tecidos e fixe-os na madeira, com o grampeador de tapeceiro. Dica: faça o acabamento nas laterais como se estivesse embrulhando um presente.
- Conforme for revestindo as almofadas, olhe como está ficando, para corrigir possíveis pregas e outros defeitos. Repita o processo mais 17 vezes, para produzir todas as almofadas necessárias.
- Passe fita dupla face nas 4 laterais de cada almofada, para fixá-las na chapa de compensado parafusada na parede. Você também pode usar cola quente ou cola para madeira.
- Cole as almofadas na chapa de compensado. Comece pelo canto superior esquerdo, deixando que a almofada passe alguns milímetros para fora, escondendo totalmente a base. Por fim, centralize a cama no centro da cabeceira.
Outros modelos de cabeceiras almofadadas
Você pode se inspirar com esse passo a passo e criar a sua própria versão de cabeceira fofinha. Em vez das diversas almofadas retangulares, revista três ou quatro tábuas largas e use-as na horizontal, seguindo o mesmo processo.
Se preferir, revista uma única chapa de madeira inteiriça, na medida da cabeceira. Nesse caso, obtém-se um efeito mais clean, fácil de combinar com o restante da decoração do quarto.
Já se optar por um tecido como veludo ou camurça e fizer uma aplicação de capitonês, a proposta muda. A chapa inteiriça deixa de ser minimalista e passa a ser clássica, em uma versão mais luxuosa.
Também é possível usar almofadas prontas, deixando-as suspensas. Para isso, é preciso:
- escolher 3 ou 4 almofadas;
- costurar 2 alças em cada almofada ou colocar fitas para fazer a amarração;
- encaixá-las ou amarrá-las em um varão preso à parede (como se fosse o topo da cabeceira).
Em vez de almofadas, pode-se fazer o mesmo processo com um ou mais futons. Trocando o varão convencional por um de bambu, é possível dar um toque oriental à decoração.
Outra opção: use um edredom grosso, faça algumas amarrações (para deixá-lo suspenso) e prenda em um varão. Nesse caso, corte o edredom na altura desejada, para não arrastar no chão, atrás da cama.
Se quiser ainda mais facilidade, deixe o edredom apenas pendurado no varão (bem no meio, como se fosse no varal). Assim, não é preciso fazer as amarrações nem cortá-lo.
Agora que você viu como fazer cabeceira de cama é fácil, não pare por aí. Os materiais usados nesse passo a passo servem para muitos outros projetos, o que ajuda a economizar ainda mais no décor do seu apartamento. Por isso, pense o que mais está faltando no seu lar e mãos à obra!
Se você gosta de conteúdos sobre decoração, especialmente pensados para apartamentos pequenos, aproveite e curta a nossa página no Facebook!
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Comentários
0
Veja também
Mais lidos