Descubra como conseguir uma renda extra no final do ano
Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!
O que é renda extra?
Basicamente, renda extra é um valor em dinheiro, que você conquista ao realizar um trabalho alternativo, que não é sua ocupação principal. Geralmente, essa é uma maneira encontrada por muitos brasileiros para pagar dívidas atrasadas, quitar empréstimos, financiamentos e colocar a vida financeira em dia.
Muitas vezes, para organizar as finanças, o primeiro instinto que temos é o de cortar gastos. Entretanto, em alguns casos, os gastos desnecessários já foram eliminados e, ainda assim, falta dinheiro no fim do mês para pagar os boletos. Então, o que fazer? Se as contas não fecham, a renda extra pode ajudar a aumentar suas economias.
É claro que você também pode procurar uma renda extra para juntar dinheiro para uma viagem com a família ou para comprar um imóvel, por exemplo. Ou seja, buscar uma fonte alternativa de rendimento também pode ser uma forma de acelerar objetivos e resultados.
Por isso, se você está com as contas em dia, a renda extra pode ser para você um bônus financeiro. Com ela, você pode começar a investir ou tirar antigos sonhos do papel.
Dicas para conseguir uma renda extra
Antes de tudo, saiba que para conseguir uma fonte de renda extra é preciso se planejar. Para te ajudar, separamos algumas dicas de atividades que você pode realizar para garantir aquele dinheirinho a mais. Principalmente agora, no período de fim de ano.
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Renda extra na internet
Hoje em dia, é possível ganhar dinheiro sem nem mesmo sair de casa. Confira algumas alternativas a seguir.
Trabalho afiliado
Essa opção consiste em divulgar produtos ou serviços e ganhar uma comissão do que as pessoas comprarem através do link que você enviar. Para isso, você pode ingressar em uma plataforma de programa de afiliados. Lá, você terá acesso a listas de produtos e serviços que as empresas querem divulgar. Cada um deles terá um link especialmente gerado para você.
É esse link, que contém uma identificação, que deve ser divulgado nas suas redes sociais, enviado para amigos etc. Cada compra efetuada através do seu link exclusivo gera uma comissão.
Você pode vender, por exemplo, produtos como roupas, calçados e até mesmo cursos, e-books e apostilas de assuntos de interesse das pessoas. E o melhor é que para realizar suas vendas, basta você se movimentar nas redes sociais. Existem muitos grupos de pessoas que compram e vendem, então essa pode ser uma boa alternativa para você que está online todos os dias.
Bazar virtual
Sabe aqueles sapatos e roupas que você não usa mais? Ou então aquela bicicleta e instrumento musical que ficam encostados acumulando poeira na sua casa? Tudo isso pode ser vendido! Lojas virtuais ganharam muito espaço nos últimos anos e nada impede você de entrar nesse mercado também.
Se você tem itens que estão em bom estado de conservação, eles podem facilmente se transformar em uma fonte de renda extra na internet.
Você só precisa fazer a descrição com todos os detalhes, como tamanho, número, se tem marcas de uso e outras características. Depois, programe a forma de logística dos itens para evitar extravios ou danos dos produtos até chegarem aos novos donos.
Ainda mais, você pode aproveitar para fazer uma limpeza e desapegar de coisas que você não usa mais. Se você procura uma opção que possa ser desempenhada do conforto do seu lar, essa alternativa é para você.
Existem opções tanto para quem quer vender pelas redes sociais, como também plataformas específicas para vendedores pequenos, como Mercado Livre, OLX e Enjoei.
Conteúdo para sites ou blogs
Cada vez mais, marcas e empresas precisam de conteúdo de qualidade para se comunicar com os clientes. Desse modo, quem escreve bem pode oferecer seus serviços para algum blog ou site. É o seu caso? Então aproveite essa habilidade para criar textos.
Determine seu preço por palavra escrita ou hora trabalhada e anuncie em sites de freelancers, como o RedaWeb, ou redes sociais.
Vídeos no YouTube
Se você domina um assunto e leva jeito na frente das câmeras, o YouTube pode ser o seu lugar. Monte seu canal e crie seu cronograma de postagens. Em seguida, ative a monetização dos vídeos. Isso significa que você vai ganhar pelas propagandas exibidas pela plataforma junto ao seu conteúdo.
Mas lembre-se: o YouTube preza pela consistência. Ou seja, quanto mais você postar, mais dinheiro pode ganhar.
Alugue seus bens
Sua caixa de ferramentas, sua lavadora de alta pressão e outros objetos estão pegando pó em casa por não serem usadas com frequência? É hora de mudar isso!
Aqui, a opção é propor a troca, empréstimo e aluguel de itens que podem ser facilmente compartilhados entre várias pessoas. Por que todo mundo precisa ter uma furadeira em casa, por exemplo? Você pode ajudar alguém e ainda ganhar um bom dinheiro com isso.
Aproveite que esse mercado está crescendo e alugue na internet os bens que você tem em casa e não está usando. É uma prática que ajuda o seu bolso, o ambiente e a sociedade!
Venda suas milhas
Se você tem pontos acumulados no cartão de crédito, saiba que pode transferi-los para um programa de milhas. A 123 Milhas, por exemplo, é um dos sites que fazem o intermédio entre quem quer comprar e vender milhas.
Responda pesquisas online
Essa é uma forma rápida e confortável de adquirir uma renda a mais e que pode ser realizada apenas com o celular. Muitas empresas estão pagando pessoas para fazerem pesquisas online sobre seus produtos e serviços. Por isso, você pode conseguir faturar usando sites como o Survey Pronto.
Teste aplicativos
Aqui, a ideia é trabalhar de casa navegando em páginas que ainda não foram para o ar e ajudando as empresas a entenderem como podem torná-las melhor.
Existem plataformas nas quais é possível se cadastrar para testar esses sites/páginas. Geralmente, as empresas selecionam perfis que se encaixam com seu público e exigem um número mínimo de horas de uso. Essa alternativa pode ser uma boa fonte de renda extra pontual e não custa nada se cadastrar. Mas lembre-se: não é possível contar com ela todo mês e nem prever quando o próximo trabalho de testes irá entrar.
Aulas online
Você domina alguma matéria escolar ou universitária como matemática, biologia ou física? Então pode ganhar uma ótima renda extra dando aulas particulares online. Vale também dar aula de idiomas, de algum instrumento ou outra habilidade. Dessa maneira, você consegue faturar fazendo algo que gosta. Legal, não é?
Porém, além de ter uma habilidade, é preciso ter tempo para encaixar alunos na sua agenda, o que pode ou não incluir planejar e corrigir lições. E atenção: saber algo e saber ensinar algo não são a mesma coisa. É preciso ter paciência e conseguir transmitir seus conhecimentos de forma clara.
Além disso, existe a concorrência de profissionais que trabalham com aulas particulares (de diversos temas) em tempo integral. Ou seja, pode funcionar, mas tenha as expectativas corretas e saiba como achar seus alunos.
Complementar o orçamento com vendas
Sem dúvidas, uma das formas mais conhecidas de faturar uma renda extra é através de vendas. E tem muita coisa que a gente pode vender, não é? Veja algumas opções abaixo.
Faça e venda alimentos
Se existe uma área que nunca deixa de ter demanda, é a gastronomia. Afinal, todo mundo precisa comer. Você pode aproveitar esse mercado vendendo doces ou alimentos que preparou em casa. Aperfeiçoe suas melhores receitas e comece a vender no seu círculo de amizades ou trabalho. Uma boa dica é oferecer uma prova gratuita para cativar o público e convencê-lo a comprar mais.
Entretanto, para fazer dessa atividade sua fonte de renda extra, é preciso comprar ingredientes, ter espaço e tempo para cozinhar, embalar e precificar corretamente cada item. Ou seja, saber quanto você vai cobrar pelo produto para não perder dinheiro. Para isso, leve em conta o custo da matéria prima (açúcar, óleo), os custos de operação (água, luz, gás) e o quanto você espera lucrar.
Além disso, é preciso calcular o tempo gasto, embalagens e outros itens que estão incluídos na produção e venda de alimentos. O Sebrae oferece informações e dicas para te ajudar a ganhar dinheiro vendendo alimentos. Então, não deixe de conferir!
Revenda produtos
Uma das formas mais conhecidas para ganhar dinheiro extra é a revenda de produtos. Você associa revenda com produtos cosméticos? Pois saiba que existem outras áreas, como roupas, acessórios, bijuterias e muito mais.
Essa prática é bastante comum, e você pode comprar uma quantidade de produtos e itens em lojas de atacado ou em lojas virtuais, por um preço mais acessível ou com desconto vantajoso pela quantidade, e revender por um preço com margem de lucro. Atualmente, a revenda se torna muito mais fácil, por conta da facilidade das lojas virtuais.
Mas atenção! Antes de escolher o segmento de produtos ou para qual marca você vai revender, pesquise sobre a empresa, veja a reputação com clientes e com outros revendedores. Desse modo, você vai poder vender itens com segurança e obter sucesso.
Uma das dicas para não ter prejuízo nesse investimento, é pesquisar algum nicho que realmente tenha demanda de venda. Essa é uma forma de evitar sobra de estoque e uma forma de atrair e fidelizar um público mais específico. Ah, e é claro, não esqueça de anunciar suas vendas nas redes sociais!
Venda artesanatos
Para quem tem facilidade com trabalhos manuais, ganhar um dinheiro extra está mais perto do que se imagina. Se esse é o seu caso, aproveite para transformar toda essa habilidade em renda! Você pode criar objetos para serem vendidos para seus amigos, conhecidos ou até mesmo para as mais diferentes pessoas por meio da internet.
Existem muitos itens que podem ser feitos com materiais simples e baratos. Para te ajudar, separamos aqui algumas ideias:
- velas aromáticas;
- bordados;
- crochê;
- porta-objetos;
- cadernos.
Com toda a certeza, você vai achar ainda mais opções se fizer uma simples busca. Encontre algo que você goste e coloque todo esse talento pra trabalhar!
Renda extra com serviços
Por último, saiba que você também pode criar uma renda extra a partir da necessidade de outra pessoa. Resolva o problema dela e embolse um dinheirinho com essas ideias de serviços. Quer saber como? Olha só!
Ajude com mudanças
Quem nunca precisou de uma mãozinha para fazer uma mudança? Você pode aproveitar essa demanda se tiver um veículo com espaço para transportar móveis e caixas.
Divulgue sua disponibilidade para ajudar em mudanças nas redes sociais ou de outras formas (como em quadros de avisos em lojas e condomínios) e ganhe um dinheiro extra!
Serviços de consultoria
Qualquer tipo de consultoria está em alta. Isso porque, ao invés de uma empresa contratar um especialista, ela prefere contratar o serviço de um consultor por período determinado. Nesse caso, a grande vantagem é que você consegue ganhar dinheiro naquilo que já é especialista, ajudando outras empresas e profissionais da área.
Outro benefício é que o trabalho de consultoria, de forma geral, pode ser totalmente feito de forma online. Dessa maneira, você consegue inclusive conquistar clientes de outras cidades.
Então, se você é muito bom em um tema ou atividade, é hora de investir nessa possibilidade. Há muitas pessoas que iniciam sua trajetória no ramo da consultoria apenas para conseguir uma renda extra, mas que depois de um tempo se especializam na área e fazem disso sua verdadeira profissão.
Telemarketing
Você já pensou em ganhar um dinheiro a mais com o serviço de telemarketing? Os horários de expediente são flexíveis, o que pode facilitar sua rotina. Se candidate para esses trabalhos para conversar ao telefone com clientes de alguma empresa.
Cuide e passeie com cachorros
Muitas pessoas têm cães de estimação e não têm tempo para passear. Porém, todo mundo sabe que caminhar com eles é muito importante, para que gastem energia, permaneçam saudáveis e diminuam o estresse. Portanto, uma boa opção para ganhar uma renda extra (e até se divertir) é se disponibilizar para passear ou cuidar deles por um período. Faça um anúncio, com seu nome e telefone e espalhe nas redes sociais informando que está trabalhando na área!
Ainda mais, existem aplicativos na internet que conectam donos de pets com pessoas que se disponibilizam a passear com cães. Geralmente, o serviço é cobrado por hora e varia de acordo com a região. Vale a pena pesquisar.
Mas lembre-se: essa é uma atividade que exige bastante cuidado e responsabilidade. Ao andar com cachorros pela cidade, é preciso estar atento ao trânsito, pedestres e outras situações que podem acontecer e colocar a sua vida e a do animalzinho em risco. E para cuidar deles é preciso paciência e carinho. Afinal, eles fazem parte da família dos seus donos.
Seja motorista de aplicativo
Se você tem um carro, ser motorista de aplicativo pode ser uma fonte de renda extra e tem sido uma alternativa muito buscada nos últimos tempos. Porém, é preciso ficar atento a algumas informações antes de se filiar a plataformas de transporte de passageiros.
Colocar seu carro para rodar na cidade também custa dinheiro. Você tem o gasto com combustível, desgaste do carro entre outros fatores que precisam ser levados em conta. Além disso, os aplicativos também cobram uma porcentagem no valor de cada viagem, que varia de acordo com a plataforma. Por isso, confira bem se essas taxas serão realmente lucrativas.
Vale destacar também que você precisa passar por algum tipo de avaliação e validação para ter autorização para transportar pessoas. Siga esses passos certinhos para garantir ser aceito pelo aplicativo.
Além disso, assim como as outras sugestões, essa é uma atividade que exige bastante dedicação de tempo, aptidão e muita paciência e zelo no trânsito.
Faça traduções de textos
Outra opção para aumentar sua renda são os trabalhos de tradução, que podem ser feitos no conforto do seu lar. Essa é uma boa oportunidade para quem domina outro idioma. Por isso, se você fala outras línguas, como inglês e espanhol, pode aproveitar boas oportunidades de quem precisa de traduções específicas.
Defina seu preço e crie anúncios na internet sobre o seu trabalho, em redes sociais e em sites de oferta de trabalho freelancer, como o Workana e 99Freelas, por exemplo. Lá, você encontra pedidos de tradução de blogs, livros, trabalhos acadêmicos e até criação de legendas para vídeos.
Entregas por aplicativo
As entregas por aplicativos já se tornaram uma alternativa popular para quem quer ganhar um dinheiro a mais. Hoje em dia existem oportunidades em diversos serviços de entrega de comida, documentos, itens de supermercado, entre outros.
Esse é um segmento que cresceu muito na última década, chamado de economia compartilhada. Na prática, a ideia une pessoas que podem oferecer um serviço a quem está disposto a prestá-lo.
Ofereça serviços estéticos
Acima de tudo, essa dica é para quem tem experiência e talento de sobra! Se você sabe cortar cabelo ou realizar serviços de manicure ou maquiagem, essa pode ser uma forma de ganhar dinheiro extra.
A princípio, você pode começar com seus amigos e vizinhos, e ir expandindo sua cartela de clientes, sempre usando as redes sociais para divulgar seu trabalho. Sem dúvida, as pessoas gostam da praticidade de receber alguém na sua casa para cortar o cabelo, fazer as unhas ou fazer a maquiagem para um evento especial.
Porém, além de talento, é preciso também investir em algum equipamento e ter agenda disponível para atender pessoas em horários alternativos. Geralmente, aos finais de semana. Conforme for tendo rendimento, invista em materiais e cursos de aprimoramento.
Por que o final do ano é uma boa época para colocar as contas em dia?
A resposta é simples: a época de fim de ano normalmente é aquela na qual mais costumamos gastar dinheiro. Empolgados pela conclusão de mais um ciclo e pelas festividades, muitas pessoas gastam o que têm e até mesmo o que não tem com presentes e comemorações. Por conta disso, a busca por uma renda extra também costuma ser maior nessa época.
É preciso ter sempre em mente que, em Janeiro, o volume de despesas também aumenta de maneira considerável, já que é necessário pagar impostos, como IPTU e IPVA, além de gastos com as escolas, por exemplo. Por isso, é fundamental se planejar da melhor maneira para esse momento tão importante do ano. Caso contrário, as dívidas podem começar ou voltar a aparecer. Afinal, ninguém quer começar o ano acumulando pendências, certo?
Então, essa é a hora de rever ou iniciar o seu planejamento financeiro, já que é ele quem vai ajudar a garantir que você possa relaxar e curtir um pouco mais esse momento. E para isso, você pode contar com a gente! Aproveite para conferir as outras dicas e conteúdos do nosso blog!
Comentários
0
Veja também
Mais lidos